Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

chega ao Brasil um novo controle para jogos eletrônicos que comanda os games pelo cérebro.

Por: Enivelton Tigre,


Na tela, as imagens parecem fora de foco para a nossa câmera, mas por trás dos óculos 3D:

“É como se a tela tivesse um fundo. Vejo o detalhe do carro, a roda saltando”, garantiu o técnico em informática André Luiz Santos.

Interação e integração são as palavras do momento no mundo dos games virtuais.

“Não é trazer o jogo para você e, sim, levar você para o jogo”, observou André.

É possível jogar sem as mãos. Uma tira de borracha com eletrodos na testa capta impulsos neurais e movimentos do jogador. Assim, André faz subir e descer a barrinha do ping pong.

Este é o NIA (neural impulse actuator) ou controlador de impulso neural.

“Esse impulso que eu estou demonstrando agora é o movimento da minha testa. Por exemplo, eu quero fazer a raquete se mover pra cima, eu forço a minha testa para cima e a raquete se movimenta. Isso tudo está sendo controlado pelo movimento da minha testa. Também pode ser feito para registrar o movimento dos meus olhos, as ondas alfas e as ondas betas”, explicou o técnico em informática.

Quem viu o André jogando pode achar que é fácil comandar o computador com as ondas cerebrais, mas para fazer isso precisa treinamento, muito treinamento.

“Ele mexe quando ele quer, não é quando eu quero”, afirmou a repórter que testou o equipamento.

Mas, com persistência, dá para ir longe e incluir mais gente. Essa tecnologia já está sendo usada por deficientes físicos que aprendem a comandar o computador sem o uso das mãos.

As pesquisas confirmam: a máquina pode responder até 50% mais rapidamente ao comando cerebral do que as mãos, por exemplo.

fonte: Jornal da globo

2 comentários:

Jess disse...

Pooow.. com toda essa realidade , ai mesmo que agente não sai nunca mais da frente do pc, da tv .. etc... mto shooow !!!!!!!

Anônimo disse...

ondas cerebrais ou movimentos da testa?? são coisas diferentes po!

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!