Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Personalizando o Firefox

Por: Senhorita G,

Nós do Informaticando já deixamos claro a nossa preferência por este navegador.E hoje veremos algumas maneiras de melhorar e personalizar o mais famoso browser da Mozilla. Neste poste destacaremos alguns 'truques' que estão de certa forma escondidos no Firefox.

Como usar o about:config
Aqui não há nada que saber, é muito simples trabalhar com estas opções. Para abrir a lista basta escrever “about:config” na barra de endereços e pressionar Enter. Se estiverem a usar o Firefox 3 terão que clicar em “Serei cuidadoso, prometo!” na página que aparecer.
O “about:config” nada mais é que o código-fonte do Firefox onde você pode alterar algumas entradas.

Botões de fechar nos separadores
Não é tão irritante quando queremos mudar de aba, mas em vez disso clicamos no botão de fechar do separador? Para impedir que isto aconteça, há uma maneira de fazer com que aqueles [x] desapareçam. É só procurar pela chave browser.tabs.closeButtons no about:config e modificar o valor de acordo com a sua preferência:

Mostrar o botão apenas no separador ativo - modificar o valor para 0
Mostrar em todos os separadores (valor por defeito) - modificar o valor para 1
Não mostrar em nenhum separador - modificar o valor para 2
Mostrar um único botão no fim na barra de separadores - modificar o valor para 3


Configurar o tamanho dos separadores
Quando abrem demasiados separadores e estes enchem a barra por completo, o Firefox diminui o tamanho dos mesmos para poder mostrar um maior número de separadores na tela. Mas quando a largura dos separadores diminui até 100px, o Firefox para de os encolher e passa a mostrar uma seta de cada lado da barra de separadores para ser possível navegar entre todos os eles.

Se querem que o Firefox mostre mais separadores antes de mostrar essas setas mudem o valor da chave browser.tabs.tabMinWidth para um número menor.



Mudar o limite no histórico de separadores fechado
Uma função muito útil nos novos browsers é que quando fechamos um separador podemos sempre abri-lo novamente usando um atalho do teclado (Ctrl+Shift+T) ou pelo menu Histórico – Reabrir Aba. Mas por defeito este histórico tem o limite de 10 elementos, e se quiserem aumentar esse limite, façam-no pela chave browser.sessionstore.max_tabs_undo.

Zoom igual para todas as páginas
O Firefox lembra-se de um nível de zoom diferente para cada página, aplicando o zoom que o webmaster aplicou. Isto pode ser um problema para quem necessite de fazer zoom em todas as páginas, pois seria necessário fazê-lo sempre a cada página nova que seja visitada. Para fazer com que o zoom seja aplicado a todas as páginas o valor da chave browser.zoom.siteSpecific deverá passar de “true” para “false”.

Tempo de espera na instalação de extensões
Sempre que uma extensão é instalada, o Firefox dá uns segundos para que o usuário perceba que “software malicioso pode avariar o seu computador ou violar a sua privacidade”.

Esses segundos são poucos, mas suficientes para serem irritantes. Para acabar com isto, modifiquem o valor de security.dialog_enable_delay para 0 (Zero). Se por alguma razão quiserem que esse tempo esteja lá, mas seja mais/menos que o tempo predefinido, podem sempre colocar outro valor em milissegundos.

Mudar o número de sugestões na barra de endereços
O Firefox 3 mostra uma lista de sugestões à medida que o usuário escreve na barra de endereços. O limite de sugestões na lista é de 12 endereços, mas muita gente acha que esse limite é demasiado grande ou demasiado pequeno. Para resolver isto, basta procurar a chave browser.urlbar.maxRichResults e modifica-la para um valor mais confortável.


Extensões
eminderFox 0.9.5.1
Se você passa horas em frente ao computador e acaba se esquecendo de compromissos importantes, você pode instalar essa extensão. Você escolhe a data e o horário de algum compromisso e ela te avisa.

.
Session Manager 0.5.4.1
Restaura o site (ou sites, em abas) exatamente como estava antes, mesmo que você reinicie o computador.

Bom galera por hoje é isso, desculpe o poste ser logo de mais. É melhor reunir tudo em um único poste que postar vários e o leitor (você) não chegar a ler.
Faço um Blogueiro FELIZ, comente!

3 comentários:

Sr. geografia disse...

Bacana! Tenho usado o Chrome, mas acho que vou usar um pouco o Firefox com essas dicas!

Rui disse...

Obrigado pelas dicas, são sempre bem-vindas!

Senhorita G disse...

@Sr.geografia

acredito que você não vai se arrepender.

@Rui
Eu que agradeço a você por nos visitar e comentar rs.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!