Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

A Origem do Arrob@

Por: Vinicius Chargel,


De onde vem o misterioso sinal @, a que os brasileiros e portugueses usualmente chamam de "arroba", os norte-americanos e ingleses de "at", os italianos de "chiocciola" (caracol) e os franceses de "arobase"? Porque razão foi ele escolhido para endereços eletrônicos?

A história vem de longe. A palavra arroba é espanhola, dericada do árabe ar-rubaha - literalmente "quarta parte", conta o professor de Língua Latina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Bruno Jorge Bergamin. Na verdade, ninguém conhece ao certo a origem desta misteriosa palavra, mas seu símbolo, @, foi a abreviatura usada pelos monges copistas medievais para a preposição latina AD, que pode indicar o começo de uma ação, ou direcionalidade. Algo como "para, para a parte de, ao lado de, ao pé de, junto a, em, em casa de". Em inglês, passa a ser a abreviatura de "at", diz o professor, e era usado inicialmente em linguagem comercial para compra de produtos, assim: 50@2£ seria "50 a 2 libras cada um".

Os portugueses, a princípio chamavam o símbolo de "caracol" ou de "macaco". Depois, houve quem reparasse a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira dizia tratar-se do símbolo de arroba, que se tornou seu nome usual.

Há pouco mais de um ano, um estudioso italiano chamado Giorgio Stabile descobriu um documento veneziano datado de 1536 onde esse símbolo aparecia, representando ânforas, utilizadas como unidades de peso e volume na época. Posteriormente, num vocabulário Latim-Espanhol de 1492, Stabile encontrou termo "arroba" como tradução castelhana do latim "amphora". A ânfora e a arroba, concluiu o investigador italiano, estariam na origem da estranha letra retorcida.

O encadeamento dos fatos é fascinante, mas há pontos obscuros. A palavra arroba não tem qualquer relação com ânfora, pois vem do árabe, como se aprende no Dicionário Etimológico de José Pedro Machado. Trata-se de uma unidade de peso que equivale a 14,788 quilogramas e que habitualmente se arredonda para 15kg. Podia ser que uma ânfora cheia de vinho tivesse esse peso, mas a semelhança fica por aí.

Na máquina de escrever Underwood de 1885 já aparecia o símbolo @, que sobreviveu nos países anglo-saxônicos durante todo o século XX. O mesmo não se passou nos outros países. Por isso, quando o símbolo reapareceu nos computadores, ele tinha já um lugar cativo nos teclados norte-americanos, por ser de uso frequente para eles. Quando o correio eletrônico foi inventado, o engenheiro Ray Tomlinson, o primeiro a enviar uma mensagem entre utilizadores de computadores diferentes, precisou encontrar um símbolo que separasse o nome do utilizador (usuário) do provedor em que este tinha seu correio eletrônico. Não queria utilizar uma letra que pudesse fazer parte de um nome próprio, pois isso causaria confusão. Conforme explicou posteriormente, "hesitei apenas durante uns 30 ou 40 segundos... o sinal @ fazia todo o sentido". Estava-se em 1971 e esses 30 ou 40 segundos fizeram história...

Fonte: Revista Viamão