Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Photoshop faz 20 anos; veja casos que entraram para a história

Por: Senhorita G,

O programa, lançado pela Adobe em 19 de fevereiro de 1990, tem uma história marcante de erros e acertos 

O software foi criado em 1987, fruto de uma paixão - e de um acidente - de Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. Seu irmão John Knoll se encantou pelo programa e ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo da melhor maneira possível.

Hoje, conquistou mais de 10 milhões de usuários ao redor do mundo. Gerou muito lucro. Mudou o conceito de fotografia. E tornou mais rígidos os padrões de beleza femininos. Foi um descanso para as olheiras de atrizes cansadas e um vilão que ameaçou a carreira de muitos designers.

 Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Photoshop mudou a visão que temos da fotografia, do trabalho do fotógrafo e acabou intervindo nos rumos da sociedade. Para comemorar o aniversário do polêmico software, Galileu selecionou algumas dessas “photoshopadas” que entraram para a história, por serem desastrosas ou brilhantes. Confira:
Desastroso: Amputação
A atriz Emma Watson perdeu um pedaço da perna depois de passar pelo Photoshop. A catástrofe foi publicado recentemente na campanha de inverno da Burberry.


Brilhante: David Lachapelle
O fotógrafo americano já convenceu dezenas de celebridades a fazer poses constrangedoras. Fotografou Angelina Jolie de boca aberta em posição sensual e Amanda Lepore cheirando diamantes. A foto abaixo, intitulada “Make over: Surgery Story”, é um dos exemplos de usos geniais do programa, inclusive para causar reflexões.


Desastroso: Os gêmeos de Silvio Berlusconi
O Photoshop pode ser usado para fraudes. Como, por exemplo, aumentar a multidão de apoio ao Primeiro Ministro italiano, Sílvio Berlusconi. Repare que, na imagem publicada em uma revista italiana, o homem de camisa preta aparece nos dois lados da turba, espelhado.


Brilhante: Eduardo Recife
O ilustrador mineiro Eduardo Recife é um artista de Photoshop. Confira uma ilustração do blog pessoal do artista feita para o jornal norte americano The New York Times.


Desastroso: Free Willy
A capa do novo Free Willy é um bom exemplo do mal uso do programa. A água e o personagens que estão no plano de fundo são tão falsos quanto a amizade entre crianças e baleias.


Para quem quiser mais Photoshop
Para os fãs do programa, aqui vão alguns sites interessantes - sugestões de Russell Brown, que era o diretor criativo da Adobe na época em que lançaram o Photoshop, dadas ao New York Times (todos os blogs são em inglês):
O blog de Scott Kelbys, Photoshop Insider ;
O site da Associação Nacional de Profissionais de Photoshop (EUA);
Lynda.com;
Adventures in Photoshop;
Deke McClelland;

FONTE: REVISTA GALILEU