Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

5 truqes para você arrebentar no Firefox!

Por: João,

Além das vantagens de recursos e extensões, o Firefox também é completamente aberto em suas configurações, o que permite ajustes finos no navegador para ganhar velocidade de navegação em conexões rápidas ou controlar o uso de memória do browser. Além dos menus e das janelas normais, o Firefox ainda conta com uma página grande de configurações, acessada no endereço about:config, com centenas de opções que mudam desde a interface do navegador (com alterações em botões e abas) até a utilização da conexão à internet. A seguir, conheça oito dicas para deixar o Firefox mais leve e rápido, além de personalizações para facilitar a navegação.

1. Mais velocidade

Coloque 20


Uma das melhores dicas para o Firefox é usar o recurso de pipelining para aumentar o número de itens carregados ao mesmo tempo. Essa dica só funciona para quem tem banda larga. Comece teclando about:config na barra de endereços do Firefox. Localize a entrada network.http.pipelining. Clique duas vezes para modificar o valor para true. Faça o mesmo em network.http.proxy.pipelining. Aumente o valor de network.http.pipelining.maxrequests para 20 (20 conexões simultâneas). Por fim, clique duas vezes em nglayout.initialpaint.delay e modifique o valor para 0. Observação: apesar de a entrada nglayout.initialpaint.delay ser criada por algumas extensões (em particular, a FasterFox), ela não aparece no Firefox de fábrica. Para criá-la, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer entrada do about:config, escolhendo Nova Opção > Inteira. Como nome, digite nglayout.initialpaint.delay, e como valor, tecle 0 (zero).

2. Minimize para o HD

Para quem mantém o browser minimizado enquanto trabalha em outros programas, há um truque para reduzir o uso da RAM nessa situação. Acesse o endereço about:config e verifique se há a opção config.trim_on_minimize. Se ela existir, deverá ficar com valor true (clique duas vezes para modificar). Se não há essa entrada, clique com o botão direito em qualquer item e escolha Nova Opção > Boolean. Tecle como nome config.trim_on_minimize e use o valor true.

3. Menos peso na RAM


COloque o valor menor do que a sua RAM

Apesar de todas as vantagens, o Firefox costuma ocupar bastante RAM, ultrapassando 100 MB quando são usadas muitas extensões ou abas simultâneas. Para diminuir a memória ocupada, há um ajuste interessante. Acesse o endereço about:config e localize o item browser.cache.memory.capacity. Mude o valor (clicando duas vezes no item) para 14336, se a máquina tiver 256 MB de RAM, 22528, para 512 MB ou 32768, para 1 GB. Vale a pena tentar o valor menor mesmo com mais RAM.

4. Abas personalizadas


Mude para qual deseja


Quem costuma clicar por engano nos botões de fechar nas abas pode personalizar o Firefox para mudá-los. Para isso, abra o about:config e localize a entrada browser.tabs.closeButtons. Clique duas vezes para alterar o valor. Há quatro opções: o número 0 mostra o botão de fechar apenas na aba ativa. O valor 1 é o padrão, com botões em todas as abas. Teclando 2, somem todos os botões. Já o valor 3 cria um só botão no fim da barra de abas.

5. Mudança de programa

Cansado de ter um programa externo, como o Adobe Acrobat Reader, abrindo ao clicar em um link de um arquivo? É possível mudar esse comportamento. Acesse o menu Ferramentas > Opções. Clique em Conteúdo e depois em Organizar. Escolha a extensão do arquivo que terá o comportamento modificado e pressione o botão Propriedades da Ação. Selecione, então, a ação desejada (por exemplo, salvar o arquivo no computador).
Nosso artigo termina aqui. Comentem!

11 comentários:

Anônimo disse...

Aqui nao tem "nglayout.initialpaint.delay "

Anônimo disse...

Nao achei a entrada browser.cache.memory.capacity

Unknown disse...

Muito interessante.

=D

Anônimo disse...

Nao achei a entrada browser.cache.memory.capacity

João disse...

"Anônimo", ultimamente o Firefox teve atualizações e pode ser que tenham sido alteradas.

Obrigado por comentar.

Anônimo disse...

Pq so o link do baixaki ta borrado no print do seu browser?

Enivelton Tigre disse...

O porque é simples, ta aberto nosso blog, nosso webmail, e o baixaki só esta ali por acaso não é nada nosso, então é melhor borrar e não fazer merchan apesar de que o baixaki nem precisa.

Unknown disse...

não axei o
browser.cache.memory.capacity
O q eu fasso?

João disse...

Dependendo da versão do Firefox ela não existe mais.

Obrigado por comentar;

Volte Sempre!

Anônimo disse...

muito boa as dicas!!

descobrir seu blog agora sempre fui leigo em info, e com suas dicas estou melhorando

Marciel disse...

Fui ver e na versão 3.0.17 a opção inexiste.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!