Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Como funciona o mouse óptico?

Por: João,

Tudo começa quando o LED, um pequeno diodo emissor de luz, projeta seu facho vermelho na mesa. A luz passa através de lentes ópticas, que a encaminham por uma espécie de corredor de acrílico até chegar a mesa.

mouse5

O facho de luz vermelha é projetado com uma frequencia de 2 mil vezes por segundo, ou seja, em um segundo a luz “lê” o posicionamento do mouse sobre a mesa 2 mil vezes. A leitura acontece por que a luz bate e é imediatamente refletida de volta para o mouse.

Cada uma das milhares de imagens refletidas é capturada por um sensor óptico conhecido como CMOS (semicondutor de metal-óxido), que as envia para o processador. É ele quem de fato lê os dados e “entende” o movimento.

Comparando as imagens capturadas pelo sensor, o processador digital de sinais (DSP) determina a distancia percorrida pelo mouse. Assim, calcula a velocidade do movimento, a posição do mouse e soma isso aos sinais emitidos pelos botões do mouse.

Um protocolo de dados (com informações de velocidade, posição e cliques) passa do processador para o computador, que, ao recebe-lo, transmite tudo para o cursor. Você não nota esse processo todo por que, aos nossos olhos, ele é imediato, afinal acontece 2 mil vezes por minuto.

A história do mouse

Eu ia escrever mais acho que essa imagem resume e explica tudo!

Clique para ampliar!

 30anosdeevoluçãodomouse

Gostaram do post? Tem sugestões? Então comenta!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nem sabia Ki a coisa ki eu pego todo dia é assim

Fernando Lessa disse...

Muito legal o artigo.
Eu li em algum lugar que o mouse tinha sido inventado dentro da XEROX, mas não me lembro da fonte, infelizmente.
Gostei do artigo e vou repassar imediatamente para a minha comunidade no twitter.
Se quiser conferir, é só me visitar em: www.twitter.com/fernandolessarj.
Abraços

sexshow disse...

oh ratinho famoso sô...e ainda ta novo só 30 anos.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!