Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Como funciona a televisão com cheiro?

Por: João,

Nas lojas, ainda não há nem cheiro de aparelhos de TV que reproduzam odores, mas os japoneses já estão farejando avanços nessa tecnologia. Atualmente, há equipamentos que identificam o cheiro de objetos filmados e o transmitem para o telespectador junto com imagens e sons. Segundo o cientista Takamichi Nakamoto, do Instituto de Tecnologia de Tóquio, o sistema pode transmitir cheiros pré-programados ou captados ao vivo. Um dos grandes desafios é encontrar um jeito eficiente de emitir o cheiro, já que, mesmo com um bom sistema de circulação de ar, é difícil trocar os aromas de um ambiente na mesma velocidade em que a imagem e o som da TV mudam. Com isso resolvido, é só preparar o nariz: segundo o cientista, já dá para reproduzir mais de 10 mil cheiros na telinha. :~]

Não dá para o cheiro

Tecnologia anda deve demorar de 5 a 10 anos para ser comercializada.

 images

Os cheiros são formados pela vibração das moléculas que se desprendem dos objetos. Para ser transmitido, o aroma viaja até um dispositivo equipado com vários sensores, chamados de osciladores, que funcionam como se fossem o nariz da câmera – assim como a lente faz as vezes dos olhos.

 Cheiro

Enquanto a câmera registra a imagem e o áudio, um pequeno tubo capta o aroma do objeto. As moléculas capturadas fazem os osciladores vibrar na mesma frequência delas. Em seguida, uma rajada de ar limpa a película, que reveste os osciladores, de qualquer partícula aromática.

39145385_1

Os osciladores enviam a freqüência do cheiro para um computador que analisa os dados. A partir daí, é criada uma receita, ou seja, uma combinação de compostos químicos que tenta uma vibração semelhante à do cheiro captado. Em seguida, a fórmula do cheiro é codificada em um sinal de transmissão.

smell-o-vision

O sinal que transmite imagens e sons também carrega a receita do cheiro captado no estúdio, acionando frascos com essências aromáticas instaladas no televisor. Para reproduzir o cheiro original no ambiente, as essências são dosadas e combinadas antes de ser aspergidas por um borrifador.

Então? Gostaram? comentem!

2 comentários:

Unknown disse...

ótimo eu quero uma tv assim

http://glugu.blogspot.com

Unknown disse...

JURO que a um tempo atrás eu pensei um negocio parecido...
tipo...a parte dos frascos com odores no proprio aparelho e saia na medida certa e tal...
devo ser meio japones XD

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!