Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Como funcionam os alarmes antifurto de lojas?

Por: João,

A cada minuto, 800 lojas são furtadas no mundo – com preju médio de 50 reais por furto. Para escapar dessa roubada, os varejistas apostam em pessoal de segurança, câmeras  e três tipos de sistemas antifurto – daqueles que acionam sirenes quando um produto sai da loja sem passar pelo caixa.

Alarme anti lesos

Radiofrequência

Componentes: Um minicircuito eletrônico e uma microantena que capta e emite frequências de rádio.

Utilização mais comum: Em etiquetas – comumente usadas em livros e CDs – ou dentro de um plástico duro e volumoso, presos em peças de roupa.

Passando no caixa: O leitor de código de barras emite uma frequência de rádio tão alta que "queima" o circuito e desativa a etiqueta.

Passando direto: Se não for desativada no caixa, a antena da etiqueta capta a frequência emitida pelos pedestais e envia outra, diferente, de volta. O pedestal reconhece a mudança de frequencia e aciona a sirene.

Acústico-Magnético

Componentes: Barrinhas metálicas embaladas por uma fina camada plástica.

Utilização mais comum: Como produtos metálicos não interferem no seu funcionamento, é usado em caixas de ferragem, produtos eletrônicos e lâminas de barbear.

Passando no caixa: Ao passar pelo caixa, a etiqueta recebe um forte pulso magnético que a faz encolher. Assim, pequenininha, ela passa batido pelos sensores.

Passando direto: Um pedestal emite sinais sonoros inaudíveis aos humanos, mas que ressoam no metal da etiqueta. Outro pedestal capta o eco e liga o alarme.

Eletromagnético

Componentes: Filete metálico e tira de imã com uma camada exterior adesiva.

Utilização mais comum: Por ser o único sistema que funciona com um dispositivo reutilizável, é comum em bibliotecas e locadoras.

Alguns pedestais podem ser driblados por alguém passando com braços – e mercadorias – para o alto. Por isso, há sempre um segurança de olho na saída da loja.

Passando no caixa: A etiqueta é magnetizada para não interferir no sinal emitido pelo pedestal. O processo de magnetização e desmagnetização pode ser repetido várias vezes.

Passando direto: Os filetes metálicos seguem desmagnetizados e rebatem as ondas emitidas pelo pedestal, disparando o alarme.

Deem suas opiniões, elas são de muita importância para o Informaticando!