Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Efeito motion guide ou guia de movimento em flash

Por: Enivelton Tigre,

Eai galerinha, bom hoje vamos brincar mais um pouco no flash, o tutorial hoje vai falar sobre uma função que facilita muito nas suas animações, a guia de movimento ( motion guide ), o tutorial será de forma bem simples um passo a passo para ninguém se perder, vamos lá.

Stinha 2 Vamos criar um novo documento flash em branco, e vamos criar uma bolinha que será nosso objeto para fazer o movimento, com a ferramenta Oval Tool vamos fazer um circulo sem bordas.


parte 1
parte 2
















Stinha 2Vamos ao próximo passo, agora nos vamos criar a guide de movimento, clique com botão direito encima da layer que esta seu objeto a bolinha preta, agora clique em Add Motion Guide.

parte 5


Stinha 2Selecione a primeira Frame da guia de movimento, e agora faça dentro da guia de movimento uma linha com a ferramenta Line Tool que vai ser o trajeto da bolinha.

 parte 7
parte 8


Stinha 2Agora segure Control e com o mouse selecione a casa 20 da guia de movimento e a casa 20 da nossa layer, e agora aperte F7.  

PARTE 9







Stinha 2agora com o passo anterior feito, vamos adicionar a Motion tween em nossa layer, clique com botão direito em qualquer Frame da Layer, e depois clique em Create Motion Tween.

 parte 10


Stinha 2Agora com a Motion tween adicionada, selecione a primeira Frame  da nossa layer, e arraste a bolinha preta para o ponto de partida ou seja na ponta da linha.

parte 11


Stinha 2Agora meio que seguindo o passo anterior selecione a ultima Frame e arraste a bolinha preta para o final da linha que será o ponto de chegada da bolinha.

parte 12


Stinha 2Prontinho agora Ctrl+Enter e veja como ficou.

        Veja o exemplo aqui:    
     

Bom galerinha é isso ai, tutorial bem simples mas fundamental para quem pensa em fazer ou faz animação em flash, espero que tenham gostado qualquer duvida comente, até a próxima !