Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

para que serve as teclas Scroll lock, Pause Break, Insert ?

Por: Enivelton Tigre,

Creio que a maioria das pessoas nunca usou e não sabe pra que serve essas teclas, apesar de não ser muito útil nem vai mudar sua vida sabendo da função delas é uma curiosidade a menos.

Stinha 2Scroll lock


pc-scroll-lock
Scroll lock é uma tecla (relacionado a um led que representa o seu estado ligado/desligado) presente na maioria dos teclados dos computadores modernos. O seu comportamento depende do software que está em uso. A tecla foi criada pela IBM, e seu propósito era modificar a função das teclas direcionais. Quando o scroll lock estava ligado, as teclas direcionais rolavam os conteúdos de uma tela em modo texto sem mover o cursor, como o usual. Desta forma, Scroll lock tem uma função similar às teclas Num Lock e Caps Lock, isto é, habilita uma função secundária para um grupo de teclas.
Atualmente, poucos programas modernos ainda utilizam o Scroll Lock, como o Microsoft Excel, que rola a tela sem modificar a célula ativa quando o Scroll Lock está ligado.

Stinha 2Pause Break


pc-pause
Atualmente a tecla Pause break, um tipo especial de tecla nos teclados, não possui um propósito bem definido. A origem da tecla remete aos tempos das práticas telegráficas.

O padrão das teclas de telegrafia usa uma chave faca que usa para ligar contatos elétricos. O estado natural da chave era fechado, isto é, um sinal elétrico era continuamente enviado. Caso houvesse uma interrupção desse sinal isso poderia ser interpretado de duas maneiras: ou o operador iniciaria uma transmissão ou alguma outra coisa aconteceu para interromper o sinal — uma secção na linha por exemplo.

A medida que o teletipo passou a ser mais usado, uma tecla, com a finalidade de interromper temporariamente a linha de comunicação, foi criada permitindo a manutenção dessa prática. Quando isso ocorria, o mecanismo teletipo receptor ativaria mas não imprimiria os caracteres (na verdade ficaria imprimindo o caractere não-imprimível "DEL" repetidamente). O ruído chamaria a atenção do operador.

Computadores Time-sharing conectados a modems poderiam reconhecer a tecla break devido os caracteres "DEL" recebidos tinham "bad parity". Isso era usado para gerar uma interrupção e permitir login ou uma interrupção do programa.

Nos computadores pessoais, a tecla Break é usada de várias maneiras pelos diferente programas, mas usualmente envolve algum senso de mudança de interação com o computador, como escolha entre sessões múltiplas de login, encerramento de um programa ou interrupção de uma conexão de modem.

Stinha 2Insert


pc-insertA palavra “insert”, em inglês, significa inserir, e a tecla Insert é utilizada para definir como o teclado deve adicionar as letras no meio de um texto. Um dos modos é o sobrescrito, em que o cursor, ao mesmo tempo em que adiciona o texto digitado, apaga o texto à direita. O outro modo é o mais utilizado, o próprio modo de inserção, com o qual o texto é adicionado sem apagar nada do anterior. É comum alguns usuários se assustarem enquanto editam um texto e percebem que algumas palavras vão sumindo. Isso acontece porque, em algum momento, a tecla Insert foi pressionada. Nessa situação, basta pressiona-la novamente.

É isso creio que não mudou sua vida igual falei no começo do artigo, talvez a tecla insert seja a mais útil entre essas citadas mas matamos essa curiosidade em relação a essas teclas, espero que tenham gostado.

Fontes do texto: wikipedia, Baixaki

13 comentários:

Michiles, Alexandre. disse...

Boa, além de explixar a função da texla contou também um pouco da história por trás dela^^

Ton disse...

BAH, eu ficava puto quando no msn as vezes eu erava e clicava no começo do texto pra digitar e apagava o que tinha depois :@ . Por meio do seu post descobri que era a tecla insert >.< e eu pensando que era msn bugado '-'

Anônimo disse...

insert mudo minha vida dhAUHDUS
nunca soube pq u texto sumia =/

vlw :P

Anônimo disse...

A tecla [PAUSE BREAK] também pode ser usada para pausar o post (inicialização do pc), assim o usuário poderá ler as informações da tela, que costumam ser muito rápidas.

João Victor disse...

Isso também mudou a minha vida!
Parabéns pelo post!

visita disse...

Comigo aconteceu a mesma coisa. Cliquei sem querer e apagou.

Unknown disse...

ESSE POST MUDOU MINHA VIDA HAIUEIAHEHA

P0rra n sabia pq diabos qdo eu escrevia o que estava escrito em seguida sumia FUUUU

Anônimo disse...

Tecla Insert útil!!?? Nunca! Ela é extremamente inútil! E ainda causa muita raiva quando apertada acidentalmente. Quem vai querer escrever algo em cima de algo que já estava escrito?

Anônimo disse...

Informaticando, obrigado... Anônimo obrigado; em relação a Pause Break, inicializando coisa e tal, você me ajudou bastante, porque ao inicializar eu só sabia usar o DEL, e agora o PBreak... Quem dera sempre tivéssemos um anônimo p/ acrescentar, p/ somar, num site como esse que só ajuda quem precisa; leigos como eu e também "cobras criadas", afinal nem sempre a gente sabe tudo, mesmo sendo expert. Obrigado gente; Té mais!!!

Anônimo disse...

eu ainda nao intendi mt bem , '-'

Anônimo disse...

Poxa essa tecla insert me ferrou varias vezes foi uma ótima dica mas de todas essa foi a mais util nunca mais escrecerei em cima de nenhum texto e essa tecla pause tambem é util se realmente fizer o que fala aqui vou testar depois

Anônimo disse...

Curioso: Olá pessoal, obrigado pela dica da tecla insert; nos ajudou muito. Aí vai uma, clique no centro do mouse no meio do documento e ele muda de aspecto e vocè navegará mais rápido sobre o documento!
Espero ter contribuido.

Unknown disse...

Legal fazia curso sobre isso mas ñ tinha descubrido ainda obrigado ai pessoal

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!