Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Por que alguns endereços da web são “.net” e outros são “.com” ?

Por: João,

Originalmente, a sigla “.net” só era usada nos sites de órgãos não comerciais ligados a internet, enquanto o “.com” servia para empresas comuns. Hoje, porém, não existe mais essa diferenciação, e qualquer uma das duas siglas pode ser comprada por quem cria um novo endereço na web. Essas terminações funcionam como uma espécie de sobrenome do site e são chamadas de TLDs – abreviação de “domínio de topo”, em português. Elas entram na parte final do nome e servem para indicar que tipo de site é aquele. No caso do “.net” e do “.com”, a TLD não revela muita coisa, pois ambas podem ser usadas em praticamente qualquer tipo de site. Mas existem TLDs mais específicas, como você confere abaixo. Para usar a maior parte desses domínios, é preciso pagar uma taxa anual às empresas que os gerenciam, sendo que cada país tem leis específicas a respeito. No Brasil, quem gerencia as TLDs é o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Sobrenomes online

Sigla menos popular no Brasil foi registrada por apenas três sites.

.NET e .COM

hitman

As mais famosas siglas da web são controladas pela empresa americana Verisign. Até abril de 2008, a versão “.com.br” não podia ser usada por pessoas físicas, apenas por empresas. Agora a sigla está liberada para todo mundo, que varia de 15.00 a 30,00 reais anuais.

.ORG

domainname

É uma TDL relacionada a entidades sem fins lucrativos e assistenciais, como ONGs e empresas filantrópicas. Para usar um “.org”, o interessado deve provar que seu site se encaixa nesse perfil não comercial, apresentando vários certificados.

.NOM

um-bom-nome-para-dominio

O “nom” é uma abreviação de “nome”. Foi criado especialmente para pessoas físicas, mas não pegou muito. A principal vantagem do “.nom.br” é a taxa mais barata do que as demais TLDs: o custo desse domínio é de 10 reais por ano. (não pegou tanto que nem existe mais).

.GOV.BR

-002

Foi criado apenas para site do governo e não pode ser requerido por pessoas e nem por empresas. Recentemente, o poder judiciário brasileiro também pediu a criação de sua própria TLD: “.jur”.

.CAN.BR

 2008 09 22_1561

Novas TLDs surgem com frequencia. Uma das mais novas criadas no Brasil´foi a “.can”, nascida especialmente para hospedar sites de candidatos de todos os partidos às eleições municipais, estaduais e federais.

Gostaram? Sugestões? Então comenta!

1 comentários:

Luis Carlos disse...

Eu tenho um site com dominio .org e não precisei de pedir liceça nem apresentar nenhum documento, apenas comprei e pronto.
Não quero desconsiderar mas essa infomação é errada.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!