Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Preloader (barra de carregamento) no Flash MX 2004

Por: Enivelton Tigre,

Fala galerinha que se interessa por flash, hoje neste tutorial, vocês iram aprender uma função indispensável na criação de paginas e de jogos em flash, o preloader ou seja o carregamento, este exemplo que vou dar é um exemplo bem simples, como barra e porcentagem, bom vamos lá.

Stinha23[3] 1 - Vamos criar um novo documento flash, a versão que irie usar é o Flash mx pro 2004.

Stinha23[3]2 - Agora vamos criar nossa layers, só clicar na função ai indicada como (4), para adicionar mais layers,
bom teremos 3 layers, actions (1), porcentagem (2), barra (3).

img1

Stinha23[3]3 - Na layer porcentagem, criamos uma ares para texto vazia como ver na imagem e com as funções ai mostrada, tipo de texto = dynamic text, e com a instancia de mostrador , as setinhas estão indicando os locais para não ficar perdido.


img2
Stinha23[3]4 - Agora na layer barra, criamos um barra com a ferramenta Rectangle tool, neste caso criei uma barra preta como e sem bordas as opções estão realçadas novamente com as setinhas.

img3
4.1 - Agora vamos transforma essa barra em um movie clipe como ver na imagem, para fazer isso selecione e aperte F8 faça esse movie clip com qualquer nome, em registration repare onde selecionei e faça igual caso não esteja assim.
img3-1
4.2 - Com o movie clip pronto selecione e instancie de barra_mc.

img3-2

Stinha23[3]5 - Agora vamos a parte dos códigos da layer action, na layer action frame1, abra o painel actions na versão usada aqui F9 abre o painel, e cole o seguinte código,.

total = getBytesTotal();
carregando = getBytesLoaded();
porcentagem = Math.floor((total/carregando) * 100);
barra_mc._xscale = porcentagem = Math.floor((carregando/total)*100);
mostrador.text = porcentagem + "%"
{
if (carregando == total)
gotoAndPlay("Scene 2", 1);
}
Stinha23[3]Bom com F7 vamos criar mais uma Frame ne layer actions, já na frame2, abra o painel actions novamente, e cole este outro código.
 if (getBytesLoaded()<getBytesTotal()) {
gotoAndPlay("Scene 1", 1);
} else {
gotoAndPlay("Scene 2", 1);
}
Stinha23[3]7-  Agora vamos criar um nova scene, para isso faça o seguinte caminho no flash lá em cima no painel,  Insert > Scene , pronto.
newsecene


Stinha23[3]8 - Na nova cena criada vamos dar um Control R , e pegar uma imagem qualquer de preferencia bem grande para que seja perceptível o carregamento, eu peguei uma imagem até grandinha aqui.

impotação de imagem

Stinha23[3]9 - Pronto agora vamos dar um Control Enter , e testar nosso projeto. repare que foi logo pra scene2, bom agora de outro Control Enter, e veja a simulação.

Veja como ficou nosso projeto : link

Bom galerinha é isso qualquer duvida tem o formulário de contato ao lado, ou pelo nosso e-mail contato@informaticando-ajuda.com , até mais.