Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Seu HD morreu? Recupere os dados colocando ele no freezer

Por: Enivelton Tigre,

hardware-hd-formatado

Não, não é brincadeira nem primeiro-de-abril. Se o HD pifou, todas as soluções ortodoxas foram tentadas e nenhuma funcionou, há ainda uma última medida desesperada a tentar. Sim, colocar o HD no freezer pode resolver a parada em certos casos. O congelador não recupera o disco rígido para sempre: ele apenas garante minutos de sobrevida necessários para salvar os dados perdidos. Essa saída heterodoxa foi comprovada pelo nosso consultor Eduardo Kalnaitis, o Kal. O que ele fez?

Veja, a seguir, o passo-a-passo da experiência dele. O HD pifado, um Maxtor de 40 GB, era o disco de sistema de um Pentium III de 1 GHz. A operação de resgate foi executada em outra máquina. Veja o que Kal fez. Primeiro, retirou o finado HD do micro e colocou-o num saco plástico daqueles usados para congelar alimentos. Fechou com cuidado o lacre do saco plástico e o colocou num congelador (freezer também serviria). O disco ficou lá por uma hora. Em seguida, o HD foi tirado do gelo e conectado ao outro PC, como drive secundário. O cabo de alimentação e o conector IDE foram ligados. O HD ficou fora do gabinete para ganhar tempo. É preciso aproveitar enquanto o dispositivo ainda está frio.

Agora, o grande momento. Ligado o PC, a mágica do freezer funcionou, e o sistema foi capaz de ler as informações armazenadas no drive falecido. Nesse momento, a tarefa central foi copiar rapidamente os arquivos para outro HD. Quando o disco retornou à temperatura ambiente, voltou a dar problema. Por isso, Kal teve de fazer três vezes a operação de congelamento, a fim de garantir a recuperação de todos os arquivos de que precisava.

Embora pareça um procedimento sem sentido, há uma explicação simples para a técnica do freezer. Quando o problema consiste, por exemplo, num dano relativamente leve na superfície do HD, o congelamento provoca a retração da área afetada. Assim, o disco que não pode ser lido em temperatura ambiente passa a aceitar leitura quando congelado.

No entanto, se o dano registrado no HD é muito grave — por exemplo, queima da controladora, pane na cabeça de leitura e gravação etc. —, a mágica do congelamento não dá resultado. Na verdade, não há milagre. De todo modo, se você não sabe a causa mortis de seu disco rígido, vale a pena fazer a tentativa. Com alguma sorte, você acaba obtendo bom resultado.

Fonte : Info dicas