Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Acha o tamanho da tela e do hardware do seu netbook muito limitado? 7 aplicativos para driblar estas limitações!

Por: João,

Em pouco tempo, os netbooks abocanharam 20% do mercado de micros portáteis, segundo números da Intel. A combinação de preço baixo e mobilidade é o segredo do sucesso. Mas, depois de comprar um micrinho desta categoria, bate um certo incômodo do usuário que sente-se claustrofóbico pelas poucas polegadas das telas e pelos HDs com espaço limitado e sente falta de um drive de DVD para ler e gravar arquivos. Pensando nisso, muitos programas adicionaram funções especiais para driblar estas limitações, utilizando melhor a apertada área de trabalho do desktop e simulando os recursos do leitor ausente, por exemplo.

A seguir conheça uma seleção de programas para ajudar a expandir a capacidade de trabalho dos netbooks. Todos eles são gratuitos, leves, feitos sob medida para as telinhas.

HD apertado? Use o DropBox

Mesmo quem tem um bom espaço de armazenamento no netbook pode beneficiar-se com o Dropbox, que é um dos melhores serviços de backup e sincronia. Ao criar uma conta, o usuário recebe 2 GB gratuitos, que ficam sincronizados em todas as máquinas com o software associado ao serviço. É uma boa para quem usa o netbook como segunda máquina, algo bem comum. O Dropbox tem versões para Windows, Linux e Mac, tratando os problemas de sincronia de forma inteligente. Se um arquivo for modificado em duas máquinas antes de ser sincronizado, por exemplo, o programa mantém as duas versões, indicando, no nome do arquivo, em qual micro ele foi alterado:

Launchy amplia sua tela

Com as apertadas telas de 9 ou 10 polegadas, que são o padrão atual dos netbooks, esconder a barra de tarefas do Windows ajuda muito na hora de ganhar espaço no desktop. Nesse caso, o Launchy quebra bem o galho, facilitando o carregamento rápido de programas e a localização de arquivos. Basta abrir a tela do Launchy com um atalho de teclado (normalmente Alt + Espaço) e começar a digitar o nome do programa ou arquivo. O Launchy também funciona como uma calculadora simples: tecle os cálculos em vez do nome de um programa para que seja mostrado o resultado. O software ainda pode ganhar mais funções com o uso de plug-ins e ter o visual personalizado com skins.

Dexpot organiza janelas

Utilizar vários programas na telinha do netbook acaba exigindo a exibição da barra de tarefas, já que circular entre os processos com Alt-Tab não é muito prático. Uma saída é usar os desktops virtuais do Dexpot e acessar múltiplas áreas de trabalho. Com o software dá, por exemplo, para criar atalhos alternando entre os desktops a partir de um clique com o botão direito do mouse na barra de título de um programa. O Dexpot também personaliza vários comportamentos do desktop e mostra todas as janelas abertas ao mesmo tempo, como no famoso recurso Exposé do sistema Max OS X.

EeeRotate traz efeito do iPhone

Apesar de seu nome fazer referência ao Eee PC, o EeeRotate funciona em qualquer netbook. Sua idéia é simples: basta acionar um atalho de teclado para girar a tela do netbook, como se ele tivesse um acelerômetro inteligente, como o iPhone. É interessante para facilitar a leitura de documentos e páginas da web. Antes de utilizar o EeeRotate, verifique se o drive de vídeo de seu netbook não conta com um recurso semelhante, pois o utilitário pode interferir com ele. O EeeRotate fica na área de notificação, facilitando o acesso mesmo sem o atalho de teclado.

Programas em full screen

Sabe aquele atalho do browser que maximiza a área das páginas da web, escondendo todo o resto (o famoso F11)? O Winsupermaximize tenta fazer isso com todos os programas, o que é uma mão na roda para netbooks. Antes de usá-lo, é preciso configurar a barra de tarefas para sumir automaticamente. Ao rodar o Winsupermaximize, basta teclar "Windows + F11" para aumentar a área usada pelo aplicativo. O utilitário não dá bons resultados com todos os programas, mas quebra um galho, especialmente para aplicativos que exigem uma resolução maior.

Dublê de drive

A falta de drives de DVD nos netbooks pode fazer com que certos programas e jogos não funcionem  direito, além de dificultar a instalação de software. Uma saída é usar o popular Daemon Tools. Ele permite criar drives virtuais, que usam arquivos de imagem de CDs e DVDs como fonte de conteúdo. O Daemon Tools lê as imagens de disco nos principais formatos, incluindo ISO, NRGM CUE/BIN e outros. A versão Lite do programa é gratuita e permite criar até quatro drives virtuais. Só fique esperto durante a instalação e desmarque a opção Daemon Tools Search Bar.

Firefox com cara de Chrome

ff3

Uma das vantagens do Chrome é sua interface minimalista, que torna esse browser perfeito para netbooks. Mas quem não dispensa o Firefox pode eliminar seu menu, deixando a interface bem parecida com a do Chrome. Para isso, basta usar o complemento Personal Menu. Ele manda os itens do menu do Firefox para um botão. que fica à direita do campo da URL. Além de importar os menus como eles vêm de fábrica, também dá para eliminar comandos, deixando só o mais relevante, e adicionar atalhos personalizados.

Fonte: Info.

Nosso artigo, com alguns utilitários para driblar as limitações dos Netbooks termina aqui. Dúvidas? Sugestões? Use o espaço de comentários para expressar-se.

3 comentários:

Felipe disse...

Pow, post muito bom! eu nem sabia que tinha isso ae!
Parabéns pelo post epelo blog, ta otimo!

http://glugu.blogspot.com disse...

boas as dicas agora eu vou indo para a escola quando voltar eu baixo kkk

None disse...

gostei do launchy, vou baixar ele em PC mesmo ^^

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!