Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Como particionar o HD do Windows 7

Por: João,


Criar partições no disco rígido é uma boa idéia para a organização dos arquivos e também para proteger o PC de vírus. E, caso uma partição seja danificada por um vírus, não é preciso formatar todo o disco rígido para que o computador volte a funcionar corretamente.
Neste artigo ensinaremos como criar uma nova partição em PC's que possuem o Windows 7, utilizando o Gerenciamento de disco do sistema operacional. Siga os passos abaixo para criar quantas divisões quiser em seu HD de forma rápida e fácil.
Vamos começar?
O primeiro passo para criar uma partição do disco rígido é acessar o Gerenciamento de disco do Windows 7. Para isso, clique no botão "Iniciar" e no campo de pesquisa digite "diskmgmt.msc". Clique no resultado exibido. Igual o da imagem abaixo:

Um meio secundário de acessar o Gerenciamento de disco é abrir o Painel de controle e clicar na opção "Sistema e Segurança".

Agora, observe, lá no final do menu que surge a opção "Ferramentas administrativas", nela, clique em "Criar e formatar partições no disco rígido".

Para criar uma nova partição, é preciso que o HD que se deseja utilizar possui espaço não alocado, então, que não seja utilizado pelo sistema de nenhuma forma. Para isso, selecione a unidade de disco que deve ser utilizada, clique nela com o botão direito do mouse e escolha a opção "Diminuir volume…".

Aguarde alguns segundos enquanto a máquina calcula o espaço disponível para diminuir o disco rígido.

A próxima etapa é definir quanto que você quer reservar para a nova partição do disco rígido. O valor inserido deve estar em MB, então tenha cuidado na hora de selecionar o espaço que deve ser utilizado para não criar partições de apenas 40 ou 50 MB, por exemplo. Depois de determinar o tamanho, clique em "Diminuir" para iniciar a criação de espaço não alocado.

Assim que terminar a etapa anterior, verifique no Gerenciamento de disco a presença do espaço não alocado, como na imagem abaixo:

Para usar a nova partição criada, antes é preciso ativar o espaço não alocado – caso contrário, não será possível utilizar a nova divisão. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado e selecione a opção "Novo volume simples…".

Após selecionar esta opção, o Windows abre o Assistente para Novas Partições Simples. Clique em "Avançar" para iniciar a ativação da nova partição do Windows 7.

O primeiro passo é selecionar a quantidade de espaço reservado que se deseja realmente utilizar. Como padrão, o Windows seleciona automaticamente todo o espaço não aloca disponível, então, a não ser que deseje criar mais partições posteriormente, não altere este valor.

Na próxima fase você deve definir a letra que a nova divisão de disco rígido terá.

O último passo é formatar o espaço do disco rígido destinado a nova partição criada. Se essa etapa não for cumprida, não é possível armazenar os arquivos de forma efetiva. Caso queira, você pode dar um nome próprio para a partição no campo "Rótulo do volume"

Na próxima janela, confira se o volume e nome que criamos correspondem à tarefa que quer realizar. Selecione a opção "Concluir" e aguarde alguns segundos enquanto o computador realiza a divisão do disco rígido.

Prontinho, agora a parte do HD que estava marcada como espaço não alocado já está pronta para ser utilizada como uma nova partição.

Desativar uma nova partição é uma coisa bem fácil quanto fazer uma. Basta abrir o Gerenciamento de disco, clicar com o botão direito sobre a partição que deseja eliminar e clicar na opção "Excluir volume…".

Lembre-se que fazendo a exclusão da partição você perderá todos os dados presente nela, somente faça isso se tiver certeza dos arquivos estarem salvos em outra parte do HD.
Nosso artigo termina aqui. Qualquer dúvida use os espaços destinados a comentários! Até a próxima.


18 comentários:

Anônimo disse...

Blz, ótimo tutorial.
Realizei o particionamente sem maiores dificuldades.

Anônimo disse...

Vale ressaltar 2 coisas importantes:

1 - Não é possivel aumentar o tamanho oferecido pelo windows, mesmo que voce desfragmente o disco para ganhar mais espaço (Já desfragmentei uma vez e ao invés de aumentar o espaço oferecido fez foi diminuir)

2 - Caso divida em várias partições não é possível junta-lás novamente, apenas formatando ou com algum programa especifico.

As dicas são muito boas, principalmente pra quem comprou um PC novo e tem 200Gb + so pro windows.

João disse...

Obrigado por suas dicas, são de extrema importância para o Informaticando.

Abraços!

Anônimo disse...

Esse seu passo a passo foi de suma importância para muitos usuarios como eu, que adquiri um computador com Win 7 com 1 partição de 500GB.
Valeu!

Anônimo disse...

valeu ajudou muito valeu msm muito bom este tutorial abraços

Unknown disse...

Francisco de Assis
Parabéns pelo blog muito bom é excelente e muito informativo, me ajudou muito, o queria de nos simples usuário se não fossem vocês.

littleray disse...

Tutorial extremamente didático. Não há quem não obtenha êxito no particionamento de um HD com um tutorial assim.
Nota 10.
Parabéns.

littleray

Moises disse...

Cara muito obrigado pelo tutorial muitoo bom parabéns . Estava me matando de procurar programas para particionar o meu HD mas como é o windows 7 64 bits e os programas que conheço não roda no sistema. Graças a esse tutorial descobri uma forma muito mais facil do que ficar perdendo tempo instalando programas em ingles e tendo que ler como se particiona com ele .. Desde ja meu obrigado até uma próxima valeuuuu !!!!

Anderson Colares disse...

Como poderia particionar meu HD de 1 TB sem ter o espaço não alocado? Tentei por meio de programas e pelo próprio Win 7 mas não consigo.

João disse...

Não é possível particionar um HD sem criar um "espaço não alocado". É nele que se faz a nova partição e se coloca arquivos.

Anônimo disse...

Gostei!tTava precisando saber disso e em apenas um click achei esse tutorial.Agora vou fazer.Obrigado ao postador,que Deus te abençoe e aos comentaristas.

Anônimo disse...

Estou com um problema, coloquei pra diminuir o HD, ele diminuiu, mas agora não aparece a parte do espaço não alocado...

Anônimo disse...

Muito obrigado ... me ajudou muito!

Piteel disse...

Mágica? Valeu ! Parabéns! Seu blog ja tá como favoritos

Anônimo disse...

sem palavras...muito obrigado,belo tutorial!

RUAN disse...

ESTOU COM UM PROBLEMA Quando finalizo a opeção para CRIAR um novo volume, aparece um erro, ESTE SISTEMA OPERACIONAL OU ESTA CONFIGURAÇÃO DE SERVIDOR NÃO APARECE SUPORTE A DISCOS DINAMICOS. NÃO A SUPORTE A DISCOS DINAMICOS EM CLUSTERS

WINDOWS 7 HOME BASIC

Anônimo disse...

Boa noite.

Muito obrigado pela ajuda que vcs prestam, seu tutorial é de extrema clareza e simplicidade, mostrando passo a passo cada etapa do particionamento.Consegui de primeira particionar meu hd de 1TB. Valeu, mais uma vez, Muito Obrigado. Abracos

José Jésus disse...

Cara parabéns pelo tutorial está perfeito, com ele qualquer um pode particionar seu HD com o windows seven como eu fiz sem problema!!! Parabéns também pelo blog! Obrigado.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!