Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

O que é realidade aumentada e como usa-la

Por: João,


A realidade aumentada é a projeção de gráficos virtuais sobre um espaço real. Tipo quando o nome dos atletas é projetado nas raias de natação em transmissões ao vivo, sabe? A idéia surgiu em 1992, quando o cientista Thomas Caudell trabalhava na Boeing. Na montagem de aviões, os funcionários se perdiam no meio de um monte de cabos. Aí, Caudell teve a brilhante idéia de equipar os operários com óculos que projetavam etiquetas virtuais diferenciando cada cabo. Isso não passou de um protótipo, mas criou o conceito de realidade aumentada: a realidade que vemos todo dia incrementada com elementos virtuais em um visor ou monitor. Leia o resto do artigo e saiba como experimentar esta nova tecnologia.

 Como fazer

Com uma webcam e acesso à internet, dá para brincar com a nova tecnologia:

1. Toda aplicação de realidade aumentada precisa de três elementos básicos para rolar: uma câmera – que nesse caso é a nossa webcam –, um software para traduzir os códigos captados – que pode ser acessado via internet – e uma tela para exibir a realidade aumentada.

2. Os códigos mais comuns tem forma de etiquetas em preto-e-branco. Para que os softwares leiam os códigos, é preciso cataloga-los em um banco de dados acessível via internet ou instalado na máquina. A partir daí, sua forma pode ser reconhecida por qualquer câmera, até de celulares.

 webcam2

3. Ao ser identificado, o código é associado pelo software a uma imagem previamente catalogada junto com o próprio código no banco de dados. Aí, onde deveria aparecer a etiqueta, a tela projeta a imagem, que acompanha o deslocamento do código, sempre por cima dele.

Código para fazer a "mágica"

Acesse o site: http://pv3d.org/2009/03/12/augmented-reality-recursive-webcam e clique no link "Open this for a live demo". Quando aparecer a janelinha pedindo para você autorizar o acesso a sua webcam, aceite, lógico! Aí, é só apontar esta etiqueta para câmera e ver a realidade aumentar… (imprima a imagem, de preferencia)




Mais sobre a realidade aumentada:

      Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

      A definição de Ronald Azuma sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.

      Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que:

        • combina elementos virtuais com o ambiente real;
        • é interativa e tem processamento em tempo real;
        • é concebida em três dimensões.
        Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia. Wikipedia.

        O que você acha? Gosta dessa nova tecnologia? Acha que é perda de tempo? Compartilhe o que você pensa sobre isso pelos comentários. Até a próxima.

        4 comentários:

        Pedregulho'S disse...

        Pow, eu lembro que teve uma promoção da Cheeto's que quando você comprava um Doritos vinha com um código desses, era muito legal ver os monstrinhos nascendo!

        Legionário disse...

        eu nao conhecia nada sobre esse assunto...
        achei que o post foi vago demais, pra quem espera ensinar como experimentar a realidade aumentada...
        vou pesquisar em outros lugares, pra entender isso direito... talvez a wikipedia seja mais didatica...

        obs.: nao estou metendo o pau, quero apenas fazer uma critica construtiva... pra quem é leigo como eu, a explicação me deixou mais confuso ainda... só isso...

        João disse...

        Legionário, foi muito boa sua crítica, queremos crescer mais e mais, e claro que a opinião de um leitor é a melhor maneira de se crescer, irei mandar-lhe um e-mail com mais sobre a realidade aumentada e acrescentarei no post.

        Obrigado.

        Evandro . ems disse...

        Ótimo post, mas naum consegui fzer o teste proposto!!

        Postar um comentário

        Para comentar entre na versão completa do blog!