Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Seu domínio pode tirar sua privacidade!

Por: Enivelton Tigre,

suaidentidade
Conversando no msn com o João e o Roger, os dois ao mesmo tempo me faz uma pergunta, é em tal rua que você mora? eu falei sim, porque? E eles me mostram uma ferramenta que exibe alguns dos meus dados, tirando a minha privacidade através do meu domínio.

Será que isto esta certo? Com certeza não, todos nos temos direitos a privacidade principalmente na web, esta ferramenta foi uma das que encontrei, mas acredito que existam mais do mesmo tipo.

Esse serviço disponibiliza o nome do dono do domínio, o telefone, a cidade onde mora, a rua onde mora, o numero da casa, constatamos que nem sempre isso acontece, não é em todos os casos, verificamos em nosso domínios que é da UOL.

Tudo bem que isso pode evitar fraudes e descobrir melhor quem esta por trás de um site em caso de pedofilia por exemplo, mas até o telefone será que é preciso esta lá para qualquer um ver? ou apenas um órgão deveria ter acesso a esse dados?

Link desta ferramenta aqui.

Bom você sabe mais sobre o assuntoe eu estou sendo leigo demais falando sobre isso? compartilhe com a gente, comentando. 


12 comentários:

Caio disse...

Enivelton, acho que você ressaltou um assunto de relevada importância. Vamos ter empatia, supondo que você seja um dono de um blog famoso, e vendo esse site é descoberto o seu endereço e telefone. Imagina onde vai parar a sua privacidade? Vai tudo pro espaço...Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Puxa,isso é muito sério, dependendo do caso pode ser até perigoso pra pessoa que tem os dados assim todos divulgados...

[ ]s

Roger Arruda disse...

Isso pode ser perigoso.. Mas por um lado é bom.. como foi citado no post, descobrir sites de pedofilia..
Isso é uma ferramenta muito boa para policia.
Mas olhando para o lado da privacidade não é legal..

=/

Anônimo disse...

Acho isso ridiculo...A polícia não precisa disso para descobrir o endereço de uma pessoa, isso só serve pra prejudicar, algum idiota cabeça fraca não gosta do que vc posta e vai na sua casa te encher o saco e ameaçar. Esses dados deveriam ficar ocultos e apenas apresentado para a policia caso haja necessidade.
Concordaria se aparecessem caso fosse usuario com CNPJ, mas pra pessoa fisica acho totalmente questionável.

Enivelton Tigre disse...

Realmente concordo, mas tem como pedir o bloqueio dos dados veja o post mais atual que fiz, entrei em contato com a uol e eles me deram algumas soluções.

http://www.informaticando-ajuda.com/2010/04/privacidade-do-dono-de-um-dominio.html

Anônimo disse...

o uol libera mesmo...

tem varios sites como este que é possivel obter estas informações

http://www.100br.com/

Enivelton Tigre disse...

Não só a uol, existe uma maneira de ocultar é só pedir, mas .com.br não tem como.

Anônimo disse...

NA VERDADE QUALQUER DOMINIO INTERNACIONAL.. SE NAO FOR PEDIDO PRIVACIDADE, MOSTRA OS ENDEREÇOS. POR ISSO TEM GENTE QUE PREENCHE OS DADOS COMO EU FIZ NO SAINTSEIYAFILES.NET ... NAO PAGUEI PRA SER OCULTO.. APENAS COLOQUEI DADOS IRREAIS. Veja o do GLOBO.com como tem dados: http://whois.domaintools.com/globo.com. Entoa nao é questao de UOL ou nao. É qualuqer dominio internacional!!!

Enivelton Tigre disse...

Anônimo, eu sei disso tu nem leu o post direito, oque falei é que o pessoal não sabia, esse post foi sugerido, e muitos blogs pegaram para divulgar e tals, e eu não falei UOL somente, falei que meu dominio e do Roger(ameba digital), são da UOL, leia melhor, e bom como viu nos comentarios foi util para muita gente, se foi para eles e pra ti não problema seu.

Anônimo disse...

O whois é uma das mais antigas ferramentas/protocolo da internet e realmente acaba fornecendo algumas informações do proprietário do domínio. Inclusive alguns malandros estão enviando boletos de cobrança como se fossem do registro.br, utilizando os dados fornecidos pelo whois.
Corrijam-me se estiver errado, mas esta ferramenta era inicialmente utilizada nos Unix, onde vc conseguir descobrir quem estava conectado no servidor.
Ainda existe tais ferramentas nos Unix e Linux sendo que nem é preciso utilizar o site que vc passou para conseguir as informações, bastando dar o comando whois DOMINIO.
Existe um serviço gratuito na internet que ofusca os dados fornecido pelo whois mas não lembro o endereço.

Camila disse...

Olá, eu tinha lido seu posto faz um tempo já e como possuo um dominio no uol, resolvi entrar em contato. Porém, meus dados não foram omitidos e obtive essa resposta:
O UOL HOST tem políticas sérias sobre o uso legítimo de domínios e segue as orientações de publicação de Whois da ICANN, apresentando dados legitimos do responsável pelo domínio sempre que um registro é efetuado.

E agora, não tem como esconder meus dados?

Erlon Andrade disse...

Dá próxima vez que eu registrar um dominio, fornecerei dados de outra cidade e número de telefone de fantasia.
Estou na mesma situação, me sinto exposto, visto que, tenho um blog e exponho minhas opiniões.
Fiz reclamação através de email em inglês e a resposta foi que eu deveria pagar um valor para ter proteção dos meus dados.
Considero isso falta de respeito!

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!