Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Cansado do problemático MSN? Conheça o Emesene Messenger!

Por: João Manoel,

 

Bugs, travamentos… Essa é a cara do MSN. Mas, variar não custa nada, né? Então conheça o Emesene Messenger! “O Emesene Messenger Portable é um comunicador instantâneo baseado no MSN Messenger, o mais comum da categoria. Além disso, o visual deste clone é mais estilizado e ele é mais simples de usar.” Eu testei, comprovei e estou adorando. Leia o resto do artigo para saber algumas outras funcionalidades desse ótimo comunicador instantâneo!

 

Para baixa-lo, clique aqui. (Download direto do site do desenvolvedor, versão para Windows XP, Vista ou 7).

 

Se você tem outro sistema operacional clique aqui para ir à página que contem a lista de SOs que você deverá escolher qual deseja efetuar o download.

 

Depois de baixar instale-o.

 

Clique no ícone dele ou procure “emesene”.

 

 

Clique nele e faça login com seu usuário e senha do MSN o status que, quando entrar, queira que apareça. Como no MSN normal.

 

 

A interface dos contatos é parecida com a do MSN, só que em outras posições. Lá em cima tem os menus,  um pouco abaixo seu nome (clicando nele pode-se altera-lo, como no subnick), e o subnick. Do lado direito do nome tem o número de e-mails na sua caixa de entrada. Em baixo do e-mail tem o ícone do programa, que, se clicado, é possível alterar o status. O ícone de música é para, quando você estiver ouvindo uma música ela ser mostrada a seus contatos. (sendo ativada pelas opções e plugins). Abaixo se tem a caixa de pesquisa, para achar contatos. E mais em baixo os contatos, claro. Na foto dos contatos você pode observar ícones. Uma bola com uma risca no meio para ocupado e um relógio laranja para ausente.

 

 

Quando você passa o mouse por cima do nome do seu contato aparece um menu com informações relevantes. Como se você o bloqueou ou se ele te tem no msn. Muito melhor do que ficar acessando um monte de opções no MSN para saber se o seu contato não o excluiu.

 

Janela de conversa

 

 

A janela de conversa não é muito diferente da do MSN. Em cima se mostra a mensagem pessoal e o e-mail do contato. Ao lado direito, diferente do MSN 2009. fica a foto, sua e do contato com quem você fala. A conversa é separada em abas, tornando o bate-papo mais prático, fácil e rápido. O primeiro ícone serve para trocar de fonte, ao lado para trocar de cor da fonte e do lado para determinar se ela será em negrito, itálica, sublinhada ou riscada. O desenho de um smiley e o outro tremulo significa para ver os emoticons (muito mais estilosos que os do msn) e para chamar a atenção (que é muito mais legal, além de tremer mesmo é ilimitada). No sinal de mais pode-se adicionar contatos a conversa e ao lado enviar arquivos ao contato. Também iniciar uma conversa com webcam e limpar a conversa (um recurso muito útil, melhor do que ter o trabalho de fechar a janela).

 

 

O legal é que você pode salvar a foto do seu contato, bem como usa-la no seu avatar! Para salva-la clique nela e depois clique em “Salvar imagem como”. Para usa-la clique em “Definir como sua imagem de exibição”.

 

 

Para alterar sua imagem clique na sua imagem na janela de conversa, e, na aba “Utilizado” selecione uma das fotos ou clique em adicionar para procurar na pasta. Na aba “Imagens dos contatos” que é o mais legal, você pode usar qualquer imagem de qualquer contato que quiser!

 

Plugins

 

Colocar plugins e melhorar ainda mais o Emesene é mais fácil do que parece.

 

 

Acesse pelo menu superior clicando em “Opções” e depois em “Plugins”.

 

 

Selecione os plugins marcando a caixa ao lado esquerdo dos nomes. Somente isso. Os plugins mais relevantes são: “Tremer a janela ao chamar atenção”, “PlusPlus” e “notificaçõesantigas”.

 

Tema

 

 

Por padrão, o esquema das mensagens vem com hora na frente, e isso é chato. Para arrumar é simples, vá em “Opções”, “Preferencias” e depois em “Tema”. E em “Tema da conversa”, selecione “Messenger” ou outro de sua preferencia.

 

Saiba mais dele no blog oficial clicando aqui. (em inglês)


Configure-o direito


 

Para não pensar que ele é ruim por não mostrar nomes nos chats é simples, é só você ir em “Opções” e em “Preferencias”.

 

 

Vá na aba lateral “Conexão” e marque a caixa “Suporte aos nicks msn groups”, como mostrado vai ser necessário você reiniciar o Emesene.

 

Eu venho usando ele desde ontem e me apresentou muito mais recursos, os plugins o deixam mais completo e é muito mais leve que o MSN normal. Os emoticons diferentes são muito engraçados e o layout, apesar de simples é muito mais prático e consome menos RAM. E você o que achou?

7 comentários:

Tereza disse...

Legal John... Parece ser mesmo mt bom. Acho q vou entrar na onda no emesene.

mas, uma pergunta... roda no XP?

João Manoel disse...

Sim, ele roda no Windows XP, Windows 7, Windows Vista, Mac OS X, Ubuntu, Debian, Mandriva, Archlinux e Fedora.

Visite a página do site de download e escolha qual sistema operacinal quer fazer o donload:

http://www.emesene.org/download.html

Brayan Boy disse...

UBUNTU RULEES

Gustavo T.S. disse...

Eita, olha eu lá kkkkkk

Zemarcos disse...

::: Muito bom o post, muito bem explicado! Acabei de baixar o programa e vou testar. Estou usando o Miranda porque o MSN vive travando no meu Windows 7. Se curtir, como vc, vou ajudar na divulgação em meu blog, com certeza.

Anônimo disse...

Sem dúvida o Emesene é um ótimo mensageiro, mas também possui lá seus problemas. Principalmente quando se abusa dos plugins.

Anônimo disse...

Velho mas webcam nao funciona nem a paul porque Mano ???ajuda aiii favor prcisando...

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!