Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Carro movido pelo olhar

Por: João,

 

É o fim dos braços fadigados: pesquisadores alemães acabam de testar, com sucesso, um software que permite os motoristas guiar seus carros apenas com os movimentos dos olhos.

 

Parece mais um daqueles inventos malucos de feiras de ciência –  e talvez tudo tenha começado desse jeito –, mas o fato é que a tecnologia conseguiu fazer com que um homem trafegasse com um carro convencional a 50 quilômetros por hora usando apenas golpes de vista, sem mãos no volante, pelas ruas curvilíneas da capital alemã.

 

Desenvolvido desde 2006 na Universidade Livre de Berlim, o eyeDrive reconhece os impulsos nervosos na região ocular e sabe, por exemplo, que o motorista quer virar para direita quando olha para tal direção, ou ainda, que deseja parar o carro ao fechar os olhos por mais de meio segundo.

 

Por ser um tanto arriscado e ter muitas brechas no seu modo de uso, como as olhadas involuntárias para outdoors e trocas de olhares com outras pessoas, o eyeDrive ainda está longe de aplicação comercial. Mas o dono do projeto, Dr. Raúl Rojas, se mostra otimista quanto à evolução do projeto e espera que um dia a tecnologia seja efetiva, sobretudo a partir do final deste ano, quando é previsto um upgrade para que o software seja aplicado em velocidades de até 100 quilômetros por hora.

 

Para os envolvidos no projeto, o eyeDrive tem grande capacidade de ser uma solução para pessoas com deficiência física que  não possuem capacidades motoras nos braços para dirigir.

 

Torçamos para que o invento evolua. Enquanto isso, confira a prévia em vídeo demonstrativo inserido logo abaixo:

 

Fonte: Bit no carro. Postagem readaptada.


Então é isso. Comentem e digam o que acham.


3 comentários:

Nícolas disse...

1°:Q legal...quero um...

Tereza Morais disse...

Taí um carro que nunca poderá ser guiado por uma mulher. Eu mesma... Tudo me distrai o olhar! Ia acabar guiando meu carro p cima de um homem bonito, uma loja com promoção, um lugar interessante... kkkkkkkk. Legal o post! :D

Caio disse...

Legal! Muito interessante, mas se as mulheres encontrarem uma distração, já era :P
Muito bom João!

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!