Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

É verdade que empurrar a bandeja de CD estraga?

Por: João Manoel,

Vote no Informaticando!

Muitos usuários preferem empurrar a bandeja de CDs, porque o gabinete fica num local onde é difícil apertar o botão da unidade ótica. Já outras pessoas empurram a bandeja por simples costume. Contudo, aí fica a pergunta: “Fechar a bandeja de CDs empurrando-a pode estragá-la?”

 

Hoje iremos abordar o que pode acontecer quando você prefere empurrar a bandeja de CDs, ao invés de utilizar o botão para fechá-la. Acompanhe nossas explicações para ver os problemas possíveis quando você não utiliza o botão para ejetar os discos.

 

O problema acontece nas peças mecânicas

 

Quase todos os componentes dos computadores são construídos apenas com peças eletrônicas. As unidades óticas ainda não se tornaram totalmente eletrônicas, porque as bandejas requisitam peças mecânicas para sua locomoção. Esta dependência da parte mecânica é o que mais gera problemas nas unidades óticas.

 

Vote no Informaticando!

 

Os drives de CDs e DVDs possuem mecanismos para que a bandeja seja ejetada e recolhida. Sendo assim, se o usuário resolve fechar a bandeja sem apertar o botão, ele acaba forçando os mecanismos a trabalharem mais rápidos do que o comum. Dependendo da força utilizada, o usuário pode causar danos a estas peças. Dependendo do caso, a unidade pode parar de recolher a bandeja ou de ejetá-la, contudo vale salientar que é raro isto acontecer.

 

Sendo assim, já temos uma resposta definitiva para nosso artigo:


“Quando alguém lhe disser que ao empurrar a bandeja de CDs você pode estragá-la, tenha certeza de que isto é verdade! Claro que muitos tratam esta questão como um mito, devido à mínima ocorrência de defeitos nas unidades óticas.”


Lembrando que estamos falando de bandejas para PCs! Nos notebooks e netbooks os cuidados são parecidos: para abrir a bandeja aperte o botão ejetar, para fechá-lo você pode empurrá-lo, porém devagar e sem força desproporcional.

 

Um probleminha em alguns gabinetes

 

Alguns usuários que estão lendo este artigo podem pensar: se não é recomendável empurrar a bandeja da unidade ótica, então por que meu gabinete não permite que eu aperte o botão do drive para fechá-lo? Ao optar por um visual mais moderno, muitos fabricantes de gabinetes criaram as chamadas “tampas falsas”. Estas tampas permitem que a unidade ótica fique escondida no gabinete, não deixando a marca da unidade de CDs e DVDs aparecer.

 

Vote no Informaticando!

 

O problema consiste justamente nisso, pois ao utilizar as tampas falsas, os gabinetes começaram a vir com um botão para ejetar as bandejas, porém este botão fica inutilizável para fechar o drive, o que força os usuários a empurrarem-na. A ideia das tampas falsas não foi culpa apenas dos fabricantes de gabinetes, mas também das que montam computadores.

 

Vote no Informaticando!

 

Muitas empresas nacionais e internacionais resolveram utilizar gabinetes deste tipo para deixar o visual mais bonito e esconder a marca da unidade ótica. Evidentemente, tanto as fabricantes como as montadoras já sabiam dos possíveis problemas que podem ocorrer quando o usuário empurra a bandeja, porém nenhuma se preocupa com isso, uma vez que são raros os casos de danos no drive de CDs.

 

Uma solução para todos

 

Para quem possui um gabinete com tampa falsa — ou tem preguiça de apertar o botão do drive —, nós damos uma solução definitiva. Estamos falando do programa WinEject, um aplicativo que traz a facilidade de controlar a bandeja de CDs utilizando atalhos do teclado. O programa é bem fácil de usar e você pode realizar o download dele no Portal Baixaki.

 

Donload Info

Fonte: Baixaki.

Hoje desmitificamos mais uma questão comum, provando que empurrar a bandeja da unidade ótica pode estragar o mecanismo do drive. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Ele foi útil para você? Dê sua opinião pelos comentários.

9 comentários:

Roger Arruda disse...

a minha deu defeito, tinha preguiça de apertar o botãozinho..
agora ela nem abre direito, tem de puxar..
antes eu empurrava pra fechar...
agora quando comprar uma nova usarei esse programa..

otima dica! ^^

Tereza disse...

Bem... Taí a explicação pq as bandeijas de CD's sempre estragavam! KKkkkkk. Era mais cômodo para mim empurrá-la.
Do note não tem problema empurrar não né? Nem tem botão para acionar ele de volta. Só p ejetar:P
Mais uma pergunta... Esse defeito vale para aparelhos de DvD's e de som também?
Muito legal o post!

João Manoel disse...

Sim, mas como alguns aparelhos de som não são ejetáveis não se tem esse problema. Somente se com mecanismos ejetáveis. Se sim, vale.

Antonio Vasconcelos disse...

Eu já sabia!

Caio disse...

Muito bom João... mas eu sempre uso o botão para abrir/fechar o drive. Mas ainda sim, muito bom o post.
Parabéns!!

Anônimo disse...

Errado... o defeito somente pode aparecer se a bandeja for empurrada até o final do seu curso de movimento com uma força ou velocidade excessivas.
Fora isso dar apenas um toque na bandeja para ativar o sistema de fechamento não causa defeito algum.

André Luiz Anlub disse...

E se por acidente o usuário der logoff com a bandeja aberta, ou então igual já conteceu comigo há muitos anos atrás, acabou a luz e o dvd ficou dentro do gabinete, eu tinha que devolvê-lo e não pude abri-lo!
Ótimo blog, forte abraço
André Anlub

Anônimo disse...

AAhhh para de frescura!!! Estraga nada!!! Se você não der um porradão na bandeja pra fechar não estraga coisa nenhuma.

André disse...

Desculpem usuarios do Windows, mas no linux tanto faz se o dispositivo está oculto ou não.
É só abrir um terminal e digitar:
eject
Está resolvido o problema.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!