Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Google Analytics não serve mais pra nada

Por: Enivelton Tigre,

 

Foi bom enquanto durou. Após uma decisão polêmica, o gratuito Google Analytics está a um passo de não produzir mais estatísticas confiáveis sobre visitas de sites.

Nesta terça-feira (25), o Google anunciou ter criado uma extensão para Internet Explorer, Firefox e Chrome que barra o envio de dados do computador quando uma pessoa entra em uma página que usa o Javascript do Google Analytics.

 

O que isso significa? Que qualquer um pode navegar pelos sites monitorados pelo serviço como um fantasma: ninguém jamais saberá que a pessoa passou por ali, nem quanto tempo permaneceu ou quais páginas visitou.

 

É uma bomba nuclear na confiabilidade das estatísticas, das quais dependem possivelmente milhões de empresas e usuários. Não são poucos os sites que se baseiam nesses números para monitorar a audiência. Decisões são tomadas de acordo com os dados apresentados pela ferramenta. Agora, no entanto, ninguém poderá saber se a audiência caiu realmente ou se um monte de gente decidiu sumir, usando o plug-in do Google.

 

O pessoal de Mountain View justificou a decisão, dizendo que deseja respeitar a privacidade do usuário. Será? Desde quando é possível descobrir a identidade de um visitante pelo Analytics? Já era de se esperar que a medida causasse revolta. Usuários deixaram comentários raivosos nos posts do Google nos blogs do Analytics e do Google Public Policy.

 

Um deles chegou a mencionar um possível motivo para a mudança: “Seria uma maneira de melhorar as vendas do Urchin?” Para quem não sabe, Urchin é a ferramenta não-gratuita de monitoramento de sites que o Google comprou, tempos atrás, e deu origem ao Analytics. Uma licença custa cerca de US$ 3 000. É caro, mas ainda sai mais barato do que adotar soluções como o Omniture. Vejam que curioso. O Urchin não precisa de código Javascript para monitorar páginas – justamente o que a extensão vai bloquear. Curioso, não?

 

Ainda que não se sabe se os internautas se preocupam com isso e se o complemento será instalado em milhares de máquinas. Mesmo que ninguém faça isso, sempre haverá uma dúvida. E ela só poderá resolvida com o uso de outro serviço, que não falseie as estatísticas sobre os visitantes de um site.

Via: Info Abril

9 comentários:

Anônimo disse...

AFFE , QUE RAIVA VÉEY

Preguiça disse...

Vixi, e agora...?
:S

Anderson | Magazine disse...

É por isto e outros motivos, que eu utilizo o AWStats!

DuckMan disse...

má que coisa eim? 3000 dólares numa licença? Ah, vá!

Acessem o Pato Atômico e me confira uma visita enquanto o Analytics ainda funciona!

Foromir De Alioth disse...

PQP!!
Tah de brincadeira com a gente, Google?
O negócio é NÃO DIVULGAR esse plugin.

Aterrisse disse...

E agoooraa?

Anônimo disse...

No meu site tá tudo ok!

Anônimo disse...

http://www.directperformance.com.br/faq-plugin-de-opt-out-para-google-analytics

Império dos Filmes disse...

Só tem esperto metido a malandro.


Veja mais em - www.imperiodosfilmes.com




®

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!