Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Mozilla apresenta as novidades para o navegador Firefox 4

Por: João,

Versão beta deverá estar pronta já para o começo de junho. Nova interface e mais velocidade são destaques.

 

A Mozilla, desenvolvedora do Firefox, discutiu na última segunda-feira (10/05) os objetivos a serem atingidos pela quarta versão do seu navegador.

 

Dentre as mudanças, espera-se maior velocidade, remodelação da interface e melhor aproveitamento do HTML 5. A reunião desta semana, no entanto, serviu mais para decidir aspectos gerais do que recursos específicos. Mesmo assim, a empresa forneceu algumas informações úteis sobre a grande atualização que o software receberá.

 

A seguir, uma lista dos principais recursos que poderão aparecer no Firefox 4. São possibilidades que estão sendo testadas pelos desenvolvedores, mas que não necessariamente estarão presentes na versão final.


Interface simplificada


A Mozilla tem a intenção de eliminar da interface principal o maior número de ícones que não sejam absolutamente necessários (seguindo a tendência de seu rival, o Google Chrome). Na imagem revelada ontem pela organização, os botões de página inicial, recarregar e parar foram remodelados ou retirados da janela principal. O primeiro ganhou um espaço próprio ao lado da barra de abas (veja abaixo), o segundo está junto à barra de endereços e o terceiro foi removido.


Aba Inicial


Uma idéia que tem sido desenvolvida por meses é o conceito de aba inicial, em vez de página inicial. Um botão para esse recurso seria colocado na extremidade esquerda da barra de abas e serviria para retornar, a qualquer momento, para sua página inicial sem ter que carregá-la novamente.

 

Há outras possibilidades. No fim do ano passado, especulou-se que esse botão incluiria ferramentas sociais - como atualização de status em redes como facebook e twitter - feeds RSS e conteúdo dinâmico personalizado pelo usuário. É importante ressaltar, porém, que não se sabe se a Mozilla manteve os mesmo planos para esse recurso.

 

Abas no topo


 

Longe de ser confirmada, essa característica tem sido estudada pela Mozilla. Em vez de posicionar a barra das abas em baixo das outras, ela seria colocada no topo, para, assim, maximizar o tamanho da janela do navegador. O pioneiro a experimentar tal interface foi o Google Chrome.


Alternar para aba


Essa é uma novidade que já foi mostrada nas versões de teste do Firefox 3.6.4. Ela visa ajudar as pessoas têm muitas páginas simultaneamente. Se você tiver, por exemplo, muitas abas abertas de um mesmo site, ao digitar uma parte dele na barra de endereços, o navegador mostrará todas as abas abertas do portal em questão. Assim, você poderá escolher entre alternar para uma dessas abas, ou abrir uma nova página com o endereço que você estava digitando.

 

Caixas de diálogo discretas


Os avisos do Firefox mudarão de comportamento. Se antes, caso uma atualização fosse necessária, por exemplo, um pop-up aparecia, interrompendo a navegação, na próxima versão, uma caixa de menor tamanho aparecerá abaixo da barra de endereços com o importante lembrete.


Atualizações em segundo plano e inicialização mais rápida


A Mozilla espera liberar já para a próxima versão o recurso de atualização em segundo plano. Com isso, em vez de esperar que o software se atualize ao ser aberto, tudo seria feito enquanto o navegador está em funcionamento.

 

Dessa forma, a empresa espera propiciar aos usuários uma inicialização mais rápida, pois, além do software em si, os complementos também seriam atualizados sem que o internauta fosse incomodado.

 

Segundo previsões da própria Mozilla, a versão beta do Firefox 4 estará disponível no começo de junho.

Via: PC Word.

Pelo que podemos ver as mudanças são mais relevantes. A velocidade, segurança e a beleza e praticidade podem o tornar muito mais “querido” do que é. E você gostou?

6 comentários:

Roger Arruda disse...

Ah, eu amooo o Firefox, e eu nao gosto de abas no topo, como o Google crhome, prefiro do jeito atual.. Mas vamos ver o que vem por ai no novo firefox.. *------*

ah, e vlw pelo link..
=D

Tereza Morais disse...

Gosto do Firefox de qualquer maneira! Venha do jeito que vier, tá valendo! Bem que o IE poderia fazer umas inovações dessas para nós não precisarmos ficar baixando outro tipo de navegador, né?
Tô com o Roger... aguardando as novidades que vem por aí *.*

Admin Futebobeiras disse...

Fala seguidor do futebobeiras ;)
estamos de volta com nosso podcast semanal
com 500 acessos por semana nós vamos abrir um espaço em nosso podcast para divulgar blogs parceiros que visitam e comentam em nosso conteúdo...

http://futebobeiras.com.br

visite-nos e comentem deixando endereço do blog
pois na hora da gravação rola aquele Jabá xD

abraços
att: equipe futebobeiras

Paulo disse...

Com certeza mil vezes melhor que Internet Explorer
Uhu

Edu Aurrai disse...

Eu uso o firefox desde 2006. Pensei em migrar para o Chrome, mas ainda fico com a raposa. Uma boa seria uma interface parecida com o IE8, a única coisa que ficou funcional no negócio.

InfoClaps disse...

A grande maioria dos internautas tem dois navegadores instalados no seu computador e outros dispositivos de utilização diária. Um deles é certamente o Firefox.De vez em quando eu mudo do Chrome para o Firefox. No dia-a-dia o Firefox está a melhorar e tem menos bugs e mais segurança e tem um bom conjunto de ferramentas de programação.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!