Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Como vive Bill Gates depois da “aposentadoria”

Por: João,

Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Gates aproveita o tempo livre para se dedicar a diversos projetos

 

Quando deixou finalmente o comando da Microsoft, a empresa que tirou do fundo da garagem para torna-la a – então – maior empresa de tecnologia do mundo, Bill Gates anunciou que pretendia se dedicar ao golfe.

 

Não se sabe se entre caddies, tacos e hole ones ele realmente conseguiu melhorar sua contagem, mas a aposentadoria não tem nada a ver com parar de trabalhar. De fato, mostrou a revista americana Fortune, Gates trabalha mais do que nunca.

 

Ele comanda a fundação que leva o seu nome e o da mulher, Melinda Gates, dedicada a combater doenças como Aids e malária em países pobres. Em nome da filantropia, encontra os dirigentes mais poderosos do mundo. Mas também é o que a Fortune chamou de "tecno-ativista", usando sua fortuna - estimada em US$ 50 bilhões mesmo depois de ter doado parte do dinheiro à fundação - para acelerar a inovação em áreas diferentes, como clima, sistema bancário, produção de energia e agricultura. Também faz parte da diretoria do fundo Berkshire Hathaway, do também bilionário Warren Buffet.

 

Não deixa de dar opiniões sobre o mundo da tecnologia ou a Microsoft - da qual ainda é o maior detentor de ações. Também começou a publicar apontamentos e interesses em um site pessoal, o thegatesnotes.com, assim como mantém um perfil no Twitter. Em ambos, escreve com freqüência. No último, revelou ainda fazer justiça à fama de leitor voraz: "Atualmente estou lendo cinco livros por semana".

 

Na verdade, Bill Gates nunca esteve tão ativo. A diferença, nota a Fortune, é que passou a trabalhar apenas no que lhe interessa em vez de enfrentar a rotina massacrante do mundo dos negócios. Em seus últimos anos na Microsoft já era perseguido pela ascensão da Apple e do Google na disputa para liderança em inovação. Indo pouco mais longe, pelos processos antitruste movido nos Estados Unidos e Europa contra sua empresa. O novo Gates usa seu tempo em realmente fazer diferença e tem um termo para definir a nova filosofia de vida: capitalismo criativo.

 

Com um intervalo de semanas, por exemplo, ele participa pessoalmente das "sessões de invenções" nos laboratórios do Intellectual Ventures, um fundo para financiar idéias criativas que lidam com dificuldades práticas em países subdesenvolvidos. Um exemplo é um pasteurizador de leite que não necessita de energia elétrica, um luxo mesmo hoje em dia, dependendo do lugar no planeta. Ou um mata-mosquito a laser que diferencia o macho, que não carrega o vírus da malária, das fêmeas, as portadoras.

 

"Interesse comum"

 

Dez anos atrás, assim como era admirado, eram também comuns os detratores de Gates. A Microsoft se firmou na liderança em tecnologia no mundo sem poupar cotoveladas. O Netscape, principal navegador nos primórdios da internet, foi varrido do mercado pela estratégia da concorrente de fornecer o Internet Explorer junto com o Windows. Apenas este ano - e na Europa - a Microsoft foi obrigada a oferecer a opção de que browsers concorrentes possam ser instalados junto com o sistema operacional. Foi o tempo em que a empresa de Bill Gates passou a ser considerada "do mal" por muitos fãs de tecnologia.

 

Mas os tempos mudaram. A Apple, antes apenas uma concorrente, passou em maio a Microsoft como empresa de tecnologia mais valiosa. Passou também a incomodar mais a liberdade de mercado e se valer de atitudes polêmicas - como no caso em que acusa o blog Gizmodo de roubo de um iPhone perdido. Já não pode ser vista apenas como "do bem". E Steve Jobs está cada vez mais longe de ser o "anti Bill Gates".

 

"Que mundo é esse em que Bill Gates está curando a malária na África e Steve Jobs está perseguindo jornalistas?", brincou o apresentador americano Jon Stewart, em abril. Sinal de que o "novo" Bill Gates vem realmente mudando a imagem.

 

 

Uma outra atividade é convidar cientistas e acadêmicos para outras sessões sobre soluções radicais a respeito de um problema. É um grupo mais selecionado. Mas este tem um objetivo menos "nobre": ganhar dinheiro. O plano é que um fundo financie as idéias e depois as venda para empresas. Inventores e financiadores dividem os lucros.

 

"Nós temos umas duas mil ideias", diz à revista Nathan Myhrvold, um ex-executivo da Microsoft que acompanha Gates nos dois fundos - aquele para ajudar o mundo e o outro, para dar lucro. "Se uma funcionar, paga todas as outras".

 

Perguntado, meses atrás, sobre a melhor coisa na aposentadoria, Gates disse que é ser pai de três filhos. Mesmo com todas as atividades, ainda viaja bastante com a família. Melinda disse à Fortune que nunca o viu com tanta disposição. "Ele está em chamas". "Eu me perguntei", ela disse, "é um bom uso do seu tempo?". Ela mesmo responde: "uma vez que algo fica claro, ele é muito determinado sobre o que quer fazer".

Via: Terra.

24 comentários:

Unknown disse...

o Bill é o melhor sempre, e apoio tudo oque ele faz!

Allan disse...

Ou um mata-mosquito a laser que diferencia o macho, que não carrega o vírus da malária, das fêmeas, as portadoras.


e dps nao sabe pq a´te no mundo animal tem gay

Apple Lover disse...

Sem dúvidas é um cara muito bom, ajuda as pessoas e tudo mais, mas nunca será um Steve Jobs.

:)

Apple Lover

Pedro Bueno disse...

Prefiro os computadores da apple, mas vou muito mais com a cara do Bill Gates. Acho o Steve Jobs um chato.

Anônimo disse...

o sonho de todas, é ter um filho COM PENSÃO dele :P

Milena disse...

Muito bom? Putz, ele sabe aproveitar as oportunidades, só isso, sei lah, odeio windows e não vou com a cara do Bill Gates ._.

Anônimo disse...

Quero um mata mosquito a laser ;x

Anônimo disse...

O carinha, o meu amigo BILL, se saiu muito bem para um "pirateiro". Sabiam que ele é CRIA do Steve Jobs? Trabalhou Apple, saiu, fundou a Microsoft, "criou" o Windows, cópia barateada do sistema da Apple, e ficou por isso mesmo. O mundão véio.

Kael disse...

É meu sonho... faz tempo que digo pra mim mesmo, "Serei o Segundo Bill Gates, que esse mundo vai conhecer"... mas cada um tem seu modo de ser né... então aguardem para ver o meu ;D

Leandrus disse...

A Microsoft copiou da Apple e a Apple copiou da Xerox.

Ladrão que rouba ladrão...

Mas mesmo assim, quero ser que nem o Bill quando eu crescer.

Susi S2 disse...

me disculpem mais em que mundo o bill gates era um cara do mal e o steve jobs um bom moço????? alguem se lembra ai porque ele foi demitido da propria empresa por acaso?????? entao ai vai um pouco de historia para vcs, steve jobos co-fundador da apple roubou o sistema de interface grafica da xerox na cara larga, e criou entao o primeiro macntosh o que gerou uma briga dentro da compania pois os caras que criaram o mac nao se davam bem com os outros funcionarios que criaram os antigos apple ( apple, apple 2, liza ) ai o pal fecho em uma festa de fim de ano da apple, tres meses depois steve foi demitido, dez anos após isso a apple estava quase falindo e foi pedir ajuda a microsoft porem um dos requisitos para o emprestimo era que steve voltasse a frente da compania, embora hji a apple seja mais valiosa que a microsoft uma grande parte das açoes da apple são de bill gates entao são tudo farinha do mesmo saco, agora sobre o bill.... fundou a microsoft em um hotel em albuquerque, onde fornecia uma liguagem de programaçao para uns caras que fizeram um microcomputador, depois disso, o que acarretou o susseço foi que, sem um sistema operacional ele fechou o que até hji eh o melhor acordo do mercado de tecnologia
ele "vendeu" o dos para a ibm
sem mesmo ter o dos, depois saiu correndo atras de um cara em uma cidade que eu nao lembro o nome e comprou o software, depois disso foi na aple e roubou a ideia da interface grafica e do mouso que a mesma roubou da xerox, no final galera sao tudo farinha do mesmo saco, mais steve nao criou bill gates.....

Anônimo disse...

Me desculpe, mas não tem como dar credibilidade para um texto em que a pessoa escreve sucesso dessa forma.

Anônimo disse...

Anderson, assista "Piratas da informática" pra ver quem é o melhor

Renan disse...

O nome é "Piratas do Vale do Silício".

Todo mundo que postou comentários aqui é paia. Bando de criança que assiste um filme e acha que sabe tudo sobre um assunto.

Tocar qualquer empresa dá muito mais trabalho do q parece.

ricardomalias disse...

Mata mosquisto que idêntifica o macho da fêmea, tecnologia e no mínimo meses de estudos inúteis

acompanhantes disse...

bill gates foi o homem que fez o melhor marketing de sua epoca!!

lipeblack disse...

tá bom que o Steve Jobs não é nenhum santo, mas o Bill Gates ,é muito pior que ele,ELE TRABALHAVA PARA A APPLE, QUANDO PEGOU O MACINTOSH E SÓ MODIFICOU DETALHES, E O CHAMOU DE WINDOWNS,

VAI Á MERDA QUEM DEFENDE O BILL!

Anônimo disse...

Eu defendo Bill

Anônimo disse...

Assistam o filme Piratas do Vale do Sílicio ai vcs vão saber quem eh quem, Falou.

Unknown disse...

TODOS ODEIAM WINDOWS E TODOS USAM

Yasmim disse...

A Humanidade não sabe mesmo ,ser merecedora ,ou agradecer ,por pessoas existirem , apenas com o intuito de fazer o bem...Estou cheia desses comentários ,levianos e irresponsáveis ,dos que se servem, de tudo o que esse homem foi capaz de realizar ,mas não enxergam ,nem por um minuto a seriedade da questão .infelizmente o ser Humano é assim ,ele quando deveria defender ,ofende por não chegar nem perto ,de ter , a mesma capacidade ,a questão aqui não é dinheiro ,é índole ,coisa que não ficou pra todo mundo, podem julgá-lo a vontade ,pq cada um sabe de si ,mas ele nunca deixará de ser o que ele realmente é .....

Anônimo disse...

Não entendo esse povo que diz que não gosta do windows... Será que existe algo melhor? Se fosse tão ruim como dizem estas pessoas, será que o mundo inteiro usuária? Eu sou analista a 22 anos e adorei quando tivemos que deixar aquele tela preta e linhas de comando e agora vem uns caras que querem voltar ao passado... Vai entender essa gente...
SA

Anônimo disse...

Eu admiro os dois jobs e gates, foram geniais para sua época.
Que o mundo continue assim...agora recentemente outro cara empreendedor surgiu...mark zuckeberg, criador do facebook

Anônimo disse...

Vei na boa oq a humanidade quer e sempre inovaçao.Se do nada alguem criase uma empresa tecnologica chamada PERA ( EXISTE APPLE PORQUE NAO PERA) e modifica algumas coisas do IPad echama de IPad vei muita gente vai querer porque e novo e uma inovaçao.Eu nao tenho nada contra APLLE GOOGLE SONY E muito menos a da MICROSOFT pois valorizo muito o trabalho de GATES masa gente nao pode mudar as opnioes das pessoas.


Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!