Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Tetris faz aniversário hoje! (06 de junho)

Por: João Manoel,

Um jogo tão clássico e muito bem jogado, pelo menos por mim, quando quero passar o tempo, não poderia deixar de ser lembrado. Pra quem não sabe, ele vai fazer 26 anos hoje. Seu objetivo é simples: encaixar as peças  tetraminós de modo a preencher uma linha inteira. O jogo não tem fim, mas acaba quando o jogador não consegue completar linhas e alcança o topo da tela.

 

Curiosidades

 

Há a variante do Tetris que tem os pentaminós que conta também com 4 peças extras: o monominó transparente, que é capaz de atravessar buracos, o dominó, que apaga as peças, o triminó reto, que acrescenta peças ao jogo e uma espécie de hexaminó, que serve para apagar várias peças. Os pentaminós e o triminó estão disponíveis somente em algumas versões do Tetris.

 

Teve versões em diversas plataformas, inclusive em Commodore Amiga, mas foi no Game Boy da Nintendo que o jogo teve mais sucesso, sendo inclusive o principal factor para o grande sucesso do Game Boy.

 

Sem data para ser abandonado ou descontinuado, o Tetris ganha periodicamente novas versões e novos visuais. São jogos para PC, consoles, celulares e outros aparelhos, gratuitos e pagos, mas que ainda trazem a mesma emoção e empolgação de 25 anos atrás. Desde seu lançamento para iPod e iPhone na Apple Store, em 2005, o jogo já se tornou um dos 10 mais descarregados de todos os tempos.

 

Há também o Tetris DS, para Nintendo DS, que possui suporte para batalhas via Wi-Fi onde até 10 amigos podem jogar simultaneamente com apenas um cartão pelo DS Download Play, ou batalhas online contra oponentes do mundo inteiro pelo Nintendo WFC.

 


 

Tetris alcançou os Estados Unidos em 1986 e, daí, o mundo. O game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 plataformas diferentes, desde seu nascimento. O sucesso foi tão grande para um jogo aparentemente simples, que pesquisadores começam a investigar sua história, tentando descobrir qual o segredo de tanta popularidade. “O desafio para nós é apenas continuar o crescimento da franquia”, declarou Adam Sussman, vice-presidente da divisão de aparelhos móveis da Electronic Arts, que detém os direitos exclusivos do jogo para a plataforma móvel ao site Information Week. “Nossa esperança é de que o negócio evolua para os smartphones e para as lojas de aplicativos, e então as pessoas poderão encontrá-lo e comprá-lo, e veremos uma grande audiência consumi-lo”, completou.

 

 

Pajitnov atribui o sucesso do jogo à sua simplicidade e ao enorme contraste que possui em relação a uma série de jogos que envolvem violência e outros comportamentos ruins. Henk Rogers, o empresário da área de jogos que introduziu o programa nos Estados Unidos em 1986, estaria trabalhando em uma versão de Jogos Olímpicos de Tetris, que deve acontecer na internet no ano que vem. De acordo com o site SF Gate , o Tetris também entrou para o Guiness, o livro dos recordes, ao se tornar o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais.

 

O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Nele você cria algo”, diz Pajitnov. “Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem. Isso dá às pessoas um ótimo sentimento”, declara contente.

2 comentários:

Tereza disse...

tetris... joguei mt esse jogo. Um dos jogos que conseguia sair da 1ª fase... kkkkkkkkk
Legal o post John SV *-*

Limão Tech disse...

Tetris é ótimo... Curto bastante. Belo post manolo... Bem informartivo :D

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!