Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Hacker quebra sistema de segurança do Skype

Por: João,

skype_logo_online

A criptografia usada pelo Skype para impedir que as chamadas sejam grampeadas foi descoberta por um hacker, que se chama Sean O’Neil. A revelação foi feita na última quarta-feira (7/07) em seu blog pessoal, e a chave usada pela empresa há 10 anos para proteger as ligações VoIP (Voz sobre IP) é exibida no mesmo post.

 

Por algum tempo, a companhia com sede em Luxemburgo conseguiu manter o mistério em sua fórmula de proteção, que o sigilo é essencial para a segurança do programa. O próprio hacker elogia o sistema, mas diz que ele já havia sido descoberto.

 

“Por mais de 10 anos, a Skype se orgulhou por seu método de segurança baseado na obscuridade. Temos que admitir, uma obscuridade muito bem construída. Ou melhor, muito, mas muito, bem construída. Tão boa que quase ninguém foi capaz de desfazer a engenharia de seus números binários. Aqueles que conseguiram, não ousaram publicar o código, pois, certamente, é algo tão assustador quanto um Frankenstein”.

 

Agora, o texto mostra o porque da tal revelação estar sendo mostrada. Segundo O’Neil, dois meses atrás algumas pessoas tiveram acesso à descoberta e, pouco depois, ela já estava sendo usada por hackers e spammers.

 

“Avisamos a Skype sobre o ocorrido (…) e agora, estamos sendo intimados pela administração da empresa. Não vou fazer nenhuma acusação por aqui, mas, naturalmente, não queremos ser responsabilizados pela má utilização do código por nós desvendado. Assim, chegamos à conclusão que era a hora de todos os especialistas em TI o terem a sua disposição”, diz.

 

Ainda não há evidencias sobre a veracidade dos acontecimentos citados. Sobre isso, a Skype nada disse, mas a companhia costuma ser reservada em suas atividades – não tem nem um telefone de contato para seus usuários. De qualquer jeito, O’Neil afirma em seu blog que mais informações serão reveladas no próximo encontro da Chaos Computer Club, uma associação alemã de hackers, que acontecerá em dezembro, em Berlim.

1 comentários:

ANIME CG disse...

Realmente uma descoberta que mostra que não há uma só coisa, no mundo da computação, que não possa ser quebrada, somente existem aquelas que levam mais tempo.

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!