Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Pilha que é recarregada com uma sacudida

Por: Enivelton Tigre,

Objetivo é substituir "baterias" AA e AAA em lanternas e controles remotos.

 
pilha-g-20100719

 

A fabricante americana de produtos para o lar, Brother Industries, anunciou, nesta segunda-feira (19), o protótipo de uma pilha que é recarregada ao ser sacudida.


Segundo a empresa, a “pilha movida a vibração” pode substituir as "baterias" AA (comum) e AAA (palito) em aparelhos que têm um consumo de aproximadamente 100 mW, como uma lanterna ou um controle remoto.


Embora as pilhas sejam tecnicamente pequenos geradores de energia, foram projetadas para caber dentro do estojo específico onde são colocadas para alimentar os aparelhos. 


A empresa desenvolveu protótipos em que tanto o gerador e o capacitor (de 500 mF) cabem no estojo e outros modelos em que cada um deles tem seu estojo próprio e o capacitor conta com uma voltagem maior.


Para recarregar as pilhas, basta sacudir o aparelho em que elas estão, como a lanterna ou o controle remoto. A empresa diz que o novo método de recarga poderia diminuir a quantidade de pilhas usadas em aparelhos eletrônicos de baixo consumo.


Em comunicado, a Brother Industries diz que “o novo gerador vai eliminar a necessidade de substituir pilhas e contribuir para diminuir o número de resíduos”. 
A empresa vai mostrar a pilha recarregável na feira TechnoFrontier 2010, feira que acontece nesta semana em Tóquio, no Japão.


A demonstração vai incluir o uso em uma lanterna LED (diodo emissor de luz) e em um controle de remoto de TV e em outro para equipamentos de iluminação.

 

Via: R7