Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Recall de laptops Sony Vaio no mundo inteiro

Por: João,

Atenção todos os proprietários de Sony Vaio: a Sony e a Comissão Norte-americana de Segurança dos Produtos de Consumo (USCPSC - U.S. Consumer Product Safety Commission) anunciaram ontem, quarta-feira, um recall de produto para laptops Sony Vaio. Esse procedimento irá afetar mais de meio milhão de notebooks vendidos pela companhia em todo o mundo. Os laptops afetados representam um risco de queimaduras devido a um potencial superaquecimento do dispositivo. Como ação perante o problema, a Sony disponibilizou uma atualização de firmware que, acredita-se, irá corrigir esse problema.

 

A própria USCPSC, agência federal responsável por supervisionar a segurança dos produtos, aconselha que os usuários parem imediatamente de utilizar os produtos categorizados nesse recall, até que o mesmo esteja atualizado em relação a esse firmware. O recall é voltado para laptops Sony Vaio cujo os números de modelo (model numbers) sejam o VPCF11 e o VPCWW2. Os dispositivos com essa numeração representam os que foram vendidos no mercado no período entre janeiro e abril de 2010, que foram vendidos com preços (no exterior) entre US$ 800,00 e US$ 1.500,00.

 

Estima-se que o número de laptops da Sony afetados girem em torno de 535.000 unidades espalhadas por todo o planeta. No território norte-americano, são 259.000 unidades afetadas pelo problema em potencial. Voltando a destacar, os modelos afetados pelo problema de superaquecimento correspondem aos números de modelo VPCF11 e VPCCW2. Você pode encontrar a lista completa dos números de modelos de cada série de notebook da Sony, em seu site oficial.

 

Quanto aos danos em potencial, continuam sendo potencias. Ainda não foi registrado nenhum caso de ferimento até o momento. Mas o perigo existe, e de queimaduras devido ao superaquecimento do produto. A própria Sony recebeu o relato de 30 carcaças de laptops deformadas devido ao calor excessivo gerado. Isso significa que, no mais ameno dos casos, seu laptop pode "derreter".

 

Caso o seu portátil já tenha sofrido de superaquecimento a Sony pede que o proprietário entre em contato (Estados Unidos) pelo telefone (866) 496-7669. A própria USCPSC irá querer ouvir sobre o problema. Para os proprietários de um dos produtos dentro do recall que estejam ou tenham adquirido seu produto em território brasileiro, não há nenhuma indicação de como proceder. O certo, nesse caso, é entrar em contato com o representante/filial local da Sony no Brasil e se informar sobre como proceder. Outra opção é o site da USCPSC, onde você poderá relatar o incidente com o seu portátil.

 

Para corrigir o problema em seu portátil você deverá efetuar o update do firmware da BIOS, mas antes de sequer pensar em atualizar a mesma, é necessário que você saiba o número de modelo (model number) de seu laptop, e o sistema operacional em uso. Para saber qual o número de modelo de seu laptop, procure por uma pequena etiqueta nas bordas da tela do notebook, ou perto da dobradiça entre a tela e o teclado. O rótulo deve ser da mesma cor que o seu computador, em contraste de cores ao mesmo, para as letras.

 

Caso tenha dúvidas sobre qual é o seu modelo, a Sony aconselha os proprietários a navegarem até o site eSupport da empresa utilizando o navegador Internet Explorer, para efetuar uma auto-detecção de seu modelo. Para isso, você deverá clicar no link "Detect My Model" neste website, localizado na lateral direita da página.

 

Aparentemente todos os modelos com problema estão rodando o Windows 7 como sistema operacional. Mas se você tiver o modelo VPCCW2 terá de descobrir se o sistema é 32-bit ou 64-bit. Lembre-se que para efetuar corretamente a atualização você deve ter todas essas informações requeridas acima. Só assim você saberá qual versão de firmwareutilizar para o seu aparelho. Por isso, atenção!

 

A atualização, se ainda em sistema nativo (i. é, com o sistema operacional que veio junto ao produto, já pré-instalado) poderá ser feita como qualquer outro aplicativo que você executa e instala em seu computador. Mas alguns cuidados devem ser tomados. O mais importante deles é garantir que seu computador esteja ligado na rede elétrica e que sua bateria esteja funcional e carregada, ambos de forma simultânea. É importante você garantir redundância no fornecimento de energia para seu aparelho, pois você poderá "estragar" definitivamente seu portátil se o mesmo "morrer" por falta de energia no meio do processo.

 

Outro ponto fundamental é ter efetuado o backup de todos os seus dados pessoais fora do aparelho (CD, DVD, Disco externo, etc). Essa é apenas uma precaução caso ocorra um problema com seus dados durante o processo. Não que vá acontecer, "mas seguro morreu de velho".

 

Esse já é o terceiro grande recall da Sony em todo o mundo. O primeiro foi efetuado em 2006, quando a Sony iniciou umrecall para mais de 90.000 unidades de bateria vendidas no Japão e China. Mais recentemente, em 2008, a Sony iniciou outro recall para 73.000 unidades do Sony Vaio TZ-series, devido a uma fiação defeituosa perto das dobradiças do notebook.

Via: Under Linux.