Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Dicas para otimizar o Windows 7

Por: João,

windows7-logotipo-300x261

 

Sem dúvidas o Windows 7 é um dos sistemas operacionais mais leves da Microsoft (acima do Vista, que é o mais pesado), mas muitos PCs não tem lá essa “capacidade” para rodá-lo e, com isso, pode vir a lentidão. Vamos apresentar aqui algumas dicas e tutoriais para otimizar e deixar o seu PC com o Windows 7 mais rápido!

 

otimizando-o-seven1

 

1. Se você não gosta muito de um visu legal, mas sim de rapidez essa dica pode ser boa. Os temas pesam um pouco o computador. E, no Windows 7, o aconselhável é desativa-los. Para isso, clique com o botão direito do mouse no Desktop, e em seguida “Personalize”. Agora habilite o “Windows 7 Basic Theme”, que está localizado em “Ease of Acess Themes”.

 

2. Assim como nas outras versões do Windows, o Seven tem o Windows defender, que é como um anti-spyware. Vamos desabilitar a varredura automática do PC, o que, quando é executada, deixa o mesmo lento.

 

setinha[4]

Vá em Iniciar e na caixa de pesquisa, digite “Windows Defender” e clique no ícone do programa.

 

setinha[4]  Em seguida clique em “Ferramentas” e depois em “Opções”.

 

z006

 

z007

 

setinha[4]  Na janela que surge desmarque a opção “Verificar meu computador automaticamente (recomendado)”.

 

z008

 

setinha[4]  Depois clique em “Salvar”.

 

3. Um dos passos é desativar os efeitos que, mesmo usando o tema Basic, ficam habilitados. De novo à caixa de pesquisa, digite “sysdm.cpl” (sem aspas). Clique no resultado. Vá até a aba “Avançado” e, na parte “Desempenho” clique em “Configurações…”. Desmarque todas as opções e deixe somente a “Usar estilos visuais em janelas e botões” marcada. Depois clique em “OK”. Também é legal deixar a “Usar fontes de tela em cantos arredondados” marcada.

 

z009

 

4. Outra função que pesa no PC é a “Central de Segurança do Windows”, que tem desde o XP. Ela avisa sobre avarias na segurança do Windows, após avaliá-lo, consumindo assim mais recursos do PC.

 

z010

 

setinha[4]  Em Iniciar, na caixa de pesquisa, digitamos “services.msc” (sem aspas). Na janela que surge localize “Central de Segurança do Windows”, nela, dê dois cliques.

 

z011

 

setinha[4]  Na parte “Tipo de inicialização:” clique em “Desativado” (ou, se preferir, “Manual”) no menu expansível. Depois clique em “OK”.

 

5. Outro passo é desabilitar a desfragmentação automática que, quase sempre, consome muito do PC.

 

z013

 

setinha[4] Procure “Desfragmentador” e dê um clique sobre o mesmo. Depois clique em “Configurar agendamento”. Na janela que surge desmarque a opção “Executar seguindo um agendamento (recomendado)”. Lembrando que você deve, depois, desfragmentar manualmente, pois isso ajuda no desempenho do sistema.

 

6. A última dica é desabilitar a “Cópia de sombra de volume”, que realiza backup dos arquivos. O que é uma função praticamente inútil, pois uma vez que a Restauração de Sistema fica habilitada, são criadas cópias dos principais arquivos de sistema, além de que, o mais recomendado para os usuários domésticos é a realização do backup dos seus arquivos pessoais periodicamente.

 

z014

 

setinha[4]  Agora, vamos de novo ao “services.msc” (procurando-o na pesquisa (sem aspas)), lá, na parte “Tipo de inicialização:” clique, no menu expansível, em “Desativado”.

 

Chegamos ao fim! Com essas configurações em um computador com 512MB de RAM o Windows 7 consegue rodar com a mesma agilidade e estabilidade que o XP.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal... Parabens

Anônimo disse...

Opa. Gostei do post.
Fiz tudo aki, Deu certo.
Só tive q desfazer o passo 3.
Eu uso muito a visualização de miniaturas aki.
Tive q reparar o passo 3.
Fora isso. Estou seguindo as outras recomendações.
Brigadão.
Òtimo post.
flw

Unknown disse...

Curti demais as suas dicas, vou testar p ver se da certo mesmo. Vlw!!

Postar um comentário

Para comentar entre na versão completa do blog!