Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

#newtwitter: prós e contras da nova interface do Twitter

Por: João,

000000

 

O anúncio de que o Twitter, a maior rede de microblog do mundo, iria mudar o layout pegou todos de surpresa. A expectativa tomou conta de todos. “Vai ser legal?”, “Mais moderno ou vai piorar?”… Mas, a maioria não gostou. Inclusive demorou para chegar em diversas contas. Fiz este artigo com alguns prós e contras do novo layout.

 

Prós:

 

3

 

A mudança mais drástica e visível é a da sidebar (barra do lado) que ficou maior que a área de ver e postar mensagens – que concentra boa parte das informações, como os Trending Topics, um resumo dos últimos seguidores etc. Outra função legal é a de poder ver, seguir etc. contas sem recarregar a página (chamado de “miniperfis”) – inclusive outros links internos.

 

000

 

Prévia de imagens e vídeos também é uma das novidades bem-vindas, não necessitando abrir mais uma página para ver o mesmo. No exemplo acima, para visualizar uma imagem, basta clicar no ícone de uma foto. Ele só aceita do Twitpic, Yfrog dentre outros.

 

0000

 

Além da visualização de prévia de imagens e vídeos, é possível visualizar detalhes de um tuite específico clicando sobre uma setinha em cada post. Outra função legal é a de “conversa”, quando alguém dá um reply pra você, surge um ícone de um bate-papo, onde é possível ver de que tweet surgiu a resposta e muito mais.

 

Pelo fato das funções e links internos não recarregarem a página, poupam um bom tempo. Os RTs, menções, DMs, pesquisas e listas ficam acima da timeline, o que facilita ainda mais ficar atualizado sobre tudo.

 

Xi… Não gostei, dá pra voltar?

 

z020

 

Dá, se você não gostar do #newtwitter, pode, facilmente, retornar a versão anterior clicando em “leave the preview”, na barra da nova interface no topo da tela, mais fácil do que imaginava, não?

 

Contras:

 

A confusão para usuários que não entendem muito inglês pode ser tolerada, mas, comparado a localização destes na versão anterior incomodam. Ou seja, vai demorar para se acostumar…

 

z021

 

Peso é outro problema chato, se comparado com a outra versão, ele carrega bem mais lentamente. Depois de carregado há um leve peso ao rolar a página, não tem consumo exagerado de conexão ao atualizar a timeline. Os TT’s se atualizam automaticamente com um intervalo de alguns minutos.

 

Também falta um encurtador junto a interface, o que seria de muita ajuda.

 

Veja o vídeo abaixo com todas as funcionalidades:

 

Novidades do Twitter.

 

Para saber todas as novidades clique aqui.

 

Claro que vários tem opinião própria sobre o novo twitter, uns adoraram, gostaram, usam por usar, odiaram… E você, o que achou?