Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Dica: Aumente a velocidade de navegação movendo o cache do navegador

Por: João,

11822velocimetro

 

Todo mundo quer rapidez na hora de navegar, claro. Um truque muito simples que exige pouco esforço é mover o cache do navegador para obter mais velocidade na hora de carregar imagens e outros ‘objetos’ de sites do HD. Para fazer isso, vamos criar um RAMDrive – que são discos virtuais que utilizam parte da memória RAM de uma máquina para armazenar dados –, sendo muito mais rápidos na transferência de dados do que o disco rígido normal. Confira a dica:

 

Começando

 

131065Primeiramente, é necessário baixar o programa Dataram RAMDisk, bem leve e fácil de usar que cria os discos virtuais citados. Clique aqui para baixar diretamente do desenvolvedor ou aqui para baixar pelo Baixatudo.

 

A transferência de cache para o disco virtual só pode ser feita pelo Firefox ou Google Chrome. Agora, vamos criar o novo disco:

 

Dataram RAMDisk

 

Inicie o programa baixado e altere o valor em “Disk Size” para 500MB, suficiente para armazenar o cache do navegador escolhido, marque a opção “FAT32 Partition”. Agora clique em “Start RAMDisk” para criar o disco.

 

70360

 

Vá na aba “Load and Save” e marque as opções “Load Disk Image at Startup” e “Save Disk Image on Shutdown”. Pronto! Caso apareça alguma janela clique em “OK”.

 

Magical Snap - 2010.11.17 03.07 - 004

 

Agora, vamos em “Iniciar” > “Computador”. Abra o novo disco que criamos à pouco. Você pode identificá-lo pelo tamanho.

 

Magical Snap - 2010.11.17 03.10 - 005

 

Agora crie uma nova pasta no disco chamada “CacheNavegador” (sem aspas), o caminho para esta pasta será “F:\CacheNavegador”, lembre-se de alterar a letra “F” caso seja outra no seu PC.

 

Pronto! Agora, devemos redirecionar o cache dos navegadores para a pasta criada, siga o tutorial:

 

No Firefox

 

Magical Snap - 2010.11.17 03.15 - 006

 

Abra o navegador e digite o comando “about:config” (sem aspas). Caso venha uma mensagem clique em “Serei cuidadoso, prometo!”.

 

Sem título

 

Com o botão direito do mouse, clique sobre um local em branco da tela e vá em “Nova preferência” > “String…”.

 

Magical Snap - 2010.11.17 03.21 - 007

 

Surgirá uma pequena janela, coloque o seguinte valor nela: browser.cache.disk.parent_directory e clique em “OK”. Surgirá uma nova janela, onde deve ser inserido o destino da nova opção, que, no caso do nosso tutorial, é o F:\CacheNavegador, lembre de alterar a letra “F” caso seja outra no seu disco. Após colocar o caminho, clique em “OK”. Pronto! Agora, feche todas as janelas do browser e reinicie o Firefox.

 

No Google Chrome

 

Sem título

 

Para fazer a transferência de cache no navegador do Google, basta fechar o navegador, caso o mesmo esteja aberto  e clicar com o botão direito do mouse sobre o atalho do Chrome e ir em “Propriedades”.

 

Magical Snap - 2010.11.17 03.26 - 008

 

Na janela que surge, coloque o código -disk-cache-dir="E:\CacheNavegador" no campo “Destino:” após o destino original que está lá. Como na imagem acima. Após alterar, clique em “OK”. LEMBRE-SE: mude a letra “E” caso o seu disco seja com outra diferente.

 

Pronto! Note que a velocidade de navegação aumentará consideravelmente – em até 20%.

 

Pode não fazer milagres, mas que ajuda, ajuda. Diga a sua experiência com a dica e se ela foi de bom proveito nos comentários.

 

Não é necessário ter a versão 4 do Firefox, a dica funciona em todas – igualmente no Google Chrome. Agradecemos ao Douglas Ciriaco da equipe do Baixaki que forneceu esta dica aos usuários do site e readaptamos-a para o Informaticando.