Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Primeiras impressões sobre o novo design do Blogger

Por: João,

blogger-logo-square-300x300

Após ser oficialmente lançado algumas semanas atrás, o novo layout do Blogger demorou para “dar as caras” para muita gente. Eu fui uma delas. Apesar da demora, finalmente, consegui desfrutar das novidades. Aproveito para fazer este “post-análise” do novo design do Blogger. Vamos lá!

 

Mais moderno e intuitivo!

 

novo blogger

 

Logo de cara, percebemos a mudança em relação ao antigo Blogger. O que antes era um layout bem rudimentar, hoje dá lugar a um visual mais “largo”, moderno e fácil de usar e agradável aos olhos.

 

Ao lado direito, podemos ver todas as atualizações dos blogs que seguimos no Blogger. Não gosta de algum blog atualmente? Basta clicar em “Exibir lista” para que ela, automaticamente, deslize para a lateral direita.

 

novo blogger3

 

Notamos claramente que o Google priorizou o conteúdo dos blogs que seguimos. Você pode conferir as imagens e um resumo do post. Como se fosse o seu RSS Feed diretamente do Blogger. Eu, particularmente, achei super prático para quem não gosta de ler RSS Feeds mais segue um montão de blogs legais.

 

Além disso, algumas informações úteis ficam mais acessíveis, bem ao olhar. Ao lado esquerdo, abaixo do seu nome e foto de perfil, você pode ver o nome dos seus blogs e também o quanto de pageviews os mesmos tem. Claro que os botões de postar e painel não poderiam faltar.

 

Editor antigo? Nunca mais!

 

novo blogger2

 

É… Parece que o maior desconforto dos assíduos usuários do nosso bom e velho Blogger era o editor. Sabe quando você faz um post durante horas e quando vai postá-lo percebe que o texto não está mais formatado da maneira que devia? Isso parece não acontecer mais com o Blogger.

 

Agora vemos um editor bem mais moderno e intuitivo. Ele ocupa toda a página do navegador, ao contrário da pequenina caixa de digitação do Editor antigo. Algumas opções importantes estão mais acessíveis, como a programação de posts, os marcadores e os botões de publicar, visualizar etc. ficam na parte de cima, na lateral esquerda.

 

Apesar disso, o editor oferece poucas opções técnicas. Como variedade de fontes e visualização de edição em tempo real, como acontece com alguns editores de desktop.

 

Estatísticas detalhadas

 

novo blogger4

 

Como já vimos no antigo Blogger, podemos conferir todas as visitas diárias, mensais, semanais etc. diretamente do Blogger. Agora, clicando sobre os pageviews do painel, você pode conferir todas as visitas em um clique.

 

Como você pode perceber, temos um novo menu. Dispostos pela lateral esquerda, estão todas as opções, como postagens, páginas, comentários, ganhos, estatísticas e muito mais. De maneira mais fácil você pode configurar cada opção.

 

Uma opção interessante, também, é a visualização de quantas visitas você obteve em cada post, através de “Postagens”, no menu lateral.

 

Problemas

Claro que, como é a versão de testes (só pode ser acessada no draft.blogger.com), podem ocorrer falhas. Se você é um profissional da área dos blogs e sempre edita os layouts do seu blog ou faz templates, vai precisar usar o Blogger normal: a opção de edição de HTML está ausente nesta nova versão de desing no Blogger, pelo menos ainda.

 

Bom, o jeito é você mesmo conferir todas as novidades. Caso o Novo Blogger não tenha chegado ao seu perfil, só resta aguardar!