Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Aerogel – Material extremamente leve e resistente como aço

Por: João,

614_G

 

Ano de 1931, Steven Kistler é desafiado – de “brincadeirinha” – por Charles Learned. A aposta do cientista foi substituir água de um gel por gás, sem fazer com que o mesmo diminua.

 

Mas, o cientista responsável morreu antes do mundo se impressionar com a descoberta. Mais de 20 anos depois que o mundo se interessou pelo Aerogel. Conheça as características do “material” resumidamente abaixo:

 

 

O material parece uma “espuma” em formato quadrado e “dura”, mas esse material esconde muitos truques e benefícios, tanto para o uso em diversas aplicações como para ajudar no frio, entre outras coisas.

 

aerogelbrick

 

O material, primeiramente, suporta até 4 mil vezes o próprio peso. Isso mesmo! Como é possível observar na imagem acima, com uma rocha sobre o Aerogel provando-se tal força do material. Mas se o peso exercido sob o material for em um ponto e não distribuído, ele pode quebrar-se facilmente, como se fosse uma banana sendo amassada.

 

O Aerogel é feito de vários materiais, como Sílica. Depois, o gel passa por um processo chamado secagem supercrítica, que faz com que a água do material seja totalmente retirada e substituída por gás.

 

Por causa disso, o material é conhecido em todo o mundo e é um dos materiais menos densos e mais leves do mundo. 98% do Aerogel é composto por ar (aquelas partes que parecem ser transparentes a olho nu).

 

Absorção de água

 

 

Outra característica impressionante do Aerogel é sua eficácia na absorção de líquidos. É só colocá-lo perto de algo molhado ou no mar – usado geralmente para sugar óleos derramados acidentalmente – para que ele absorva todo o conteúdo.

 

Além disso, se você segurá-lo por muito tempo com a mão, ele fará com que a mesma seque e fique quebradiça, por isso, é recomendável sempre usar luvas para manuseá-lo de forma mais “segura”.

 

Isolamento térmico

 

aerogel-fire-sz-020410

 

Mais umas das “funções” importantes do Aerogel é sua capacidade de isolamento térmico. Prova disso é a imagem acima. Com um maçarico, o pessoal da NASA testou com sucesso o material. Com uma flor por cima, é possível observar que o calor não passa e não a danifica.

 

Como você está careca de saber, o Aerogel é composto por gases e a maioria deles não é condutora de calor, o que faz com que o calor não o “penetre”. Por isso ele é conhecido, também, por ter isolamento térmico.

 

Embora ele seja feito de sílica, a substância usada pode ser substituída por outras, fazendo com que ele mude de cor, consistência, aroma, dentre outros.

 

Aerogel já é usado comercialmente

 

Se enganou se você pensa que o Aerogel não é usado na vida “normal”. As aplicações do material variam desde tênis até foguetes espaciais.

 

807728

 

O Aerogel já foi usado em claraboias e como isolamento térmico de sacos de dormir de soldados, bem como em uso interno de sapatos para caminhar sobre a neve.

 

Ele também é usado para “capturar” partículas espaciais que seriam impossíveis sem o uso do produto. A NASA já o utilizou para fazer tal tarefa. O Aerogel conseguiu capturar a partícula da imagem acima.

dunlop_aerogel_4d_ultimate_racquet

Dunlop, uma fabricante de raquetes também utiliza o Aerogel em seus produtos. Modelos para tênis e squash usam o material. Além disso, o Aerogel pode ser usado, futuramente, para “sugar” o hidrogênio de veículos.

 

Há também a possibilidade de aplicação do material em chips de computador. Se ele ficar envolto sobre o mesmo, poderá servir como isolante, para que os chips possam ser cada vez menores e mais juntos, possibilitando maior potência e menor espaço em PCs/notebooks.

 

SeaGel, outro com futuro promissor

 

 

Embora o Aerogel seja um dos mais densos e leves do mundo, o SeaGel foi considerado o mais denso recentemente. Mas ele, ainda, não atrapalha o futuro o Aerogel, que pode ser usado em milhares de aplicações para beneficiar a população.

 

Além disso, o SeaGel tem um diferencial: pode ser comestível!

 


 

E você, caro leitor, o que acha do Aerogel (ou SeaGel) e a possibilidade de revolucionar muitas coisas no nosso cotidiano futuramente?