Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Conheça o Firefox OS através de um simulador

Por: Enivelton Tigre,

firefox-phone O Firefox OS é o sistema operacional móvel da Mozilla, que deve chegar no inicio de 2013. O grande barato é que o primeiro país a receber um smartphone com o sistema será o Brasil. A proposta dos smartphones com o sistema é ser barato e usual, o nosso país parece ser um ótimo mercado, por isso apostaram em começar por aqui, numa parceria com a VIVO. Mas antes de chegar ao mercado, a Mozilla disponibilizou um simulador que roda perfeitamente no computador e com qualquer SO. Fiz um review detalhado, confira abaixo.

 

 

O sistema

É muito complicado falar sobre o sistema através do simulador, ele rodou muito bem aqui, mas quando chegar aos smartphones, deve se levar em conta a qualidade do hardware do aparelho, mas acredito que rodará bem, muito melhor que no simulador inclusive.

 

Pelo que notei, o sistema é bem parecido com o Android e o IOS, tanto na interface, quanto nas opções, e isso é muito bom. Trazer a experiência de sistemas lideres de mercado, para aparelhos com configurações mais modestas e com um custo baixo, pode ser um caminho bacana.

 

A interface do sistema

tela de desbloqueionavegaçãoconfig

  Clique nas imagens para ampliar.

 

Logo na tela de bloqueio já é possível notar que a interface é bastante agradável, com a opção de desbloqueio e atalho para câmera, apesar de lembrar um pouco, é diferentes das telas de bloqueio de outros sistemas operacionais móveis.

 

A “Launcher” para navegar pelos aplicativos lembra bastante o Android, e o dock do IOS, e isso não é um ponto negativo, pelo contrario, é muito bom aproveitar formatos que deram certo em outros sistemas, é bem intuitivo e fácil de utilizar.

 

O visual do painel de configurações lembra o IOS, já as opções são bem parecidas com as do Android, até mesmo a ordem, eu que sou usuário Android me senti em casa, apesar de não se possível mexer nas configurações do simulador, por motivos óbvios.

 

Aplicativos e jogos

facebook webapp market7 twitter webapp

 

O foco são os webapps, que podem ser instalados através da Firefox Marketplace, quando se instala um aplicativo, aparece automaticamente o ícone na área de trabalho, abrir um aplicativo é basicamente abrir um site, mas em tela cheia, depois ele fica armazenado na cache, pronto pra ser usado.

 

Apesar do foco nos webapps, o sistema possui aplicativos básicos offline, como reprodutor de músicas e vídeos, galeria de imagens, calculadora… enfim, os aplicativos mais necessários estão no sistema, mesmo sem acesso a internet.

 

Os jogos não me agradaram muito, mas é natural, o sistema não foi lançado oficialmente, então eu compreendo. Os jogos disponíveis são bem simples e com gráficos bagunçados, é esperar que os desenvolvedores se interessem depois do lançamento.

 

 

Para testar o simulador é necessario baixar um complemento do Firefox, clique aqui e baixe, ele ficará na seção “desenvolvedor web”.