Mudamos o layout e isso pode gerar alguns bugs nas postagens, se perceber algum avise: contanto@informaticando–ajuda.com

Windows 7 recupera arquivos modificados e até apagados do seu sistema

Por: João,

 

Que jogue o primeiro arquivo quem nunca editou ou apagou um arquivo depois perceber a grande besteira que fez. Pensando nesse drama mais comum do que todos queriam, o Windows 7 tem um recurso para recuperar arquivos editados ou deletados: as versões anteriores deles.

As versões anteriores são um recurso da proteção do sistema do Windows 7. Com ela ativada, o Windows cria um ponto de restauração uma vez por dia, mantendo uma cópia de arquivos, pastas e estado do sistema.

Versões anteriores são criadas também quando você faz cópias de arquivos com o Windows Backup. A diferença é que a proteção do sistema faz tudo automaticamente, enquanto o Backup é um procedimento manual.

Desse jeito você pode acessar uma versão anterior de um arquivo ou então recuperar um documento deletado, por meio de um versão anterior do diretório onde estava salvo, por exemplo. Neste post, você vai aprender a ativar a proteção do sistema e recuperar versões anteriores dos seus arquivos.

Ativando e configurando a proteção do sistema:

A proteção do sistema é ativada automaticamente na unidade em que o Windows está instalado. O que você precisa é ativá-la em outros drivers caso utilize. Vá ao painel de controle, na área "Segurança e Sistema". Clique em "Proteção do sistema" (foto abaixo).

Escolha a unidade que quiser em "Configurar" e defina se a proteção do sistema deve restaurar configurações do sistema e versões anteriores dos arquivos ou somente as versões anteriores.

No padrão, as cópias da proteção do sistema ocupam 5% do espaço no disco rígido. Nas configurações, você pode mudar isso ou até mesmo desabilitar a proteção do sistema.

Para ver as versões anteriores, abra a janela do explorer, clique no botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta e em "Restaurar versões anteriores". Note que esta opção aparece somente em arquivos e pastas, mas não em drives e bibliotecas.

Você verá uma lista com as versões anteriores que estão disponíveis pelo Backup do Windows e pela restauração do sistema. Selecione a melhor versão para abrir, copiar ou restaurar. E também para o fato de que somente arquivos restaurados pelos sistema podem ser abertos e copiados, e não arquivos gerados pelos Windows Backup.

Se quiser restaurar, NÃO SE ESQUEÇA que a versão restaurada substituirá a atual que está no PC, e isso NÃO poderá ser revertido.

Se você não encontrar versões anteriores de um arquivo, o mais provável é que esse não tenha sido alterado (versões anteriores só estão disponíveis para arquivos modificados). Também é possível que nenhum ponto de restauração ou backup tenha sido criado desde a última alteração feita.

Em uma rede local, ainda é possível que o administrador tenha desativado o recurso de versões anteriores. Arquivos de sistema também não tem versões anteriores. Para esses documentos, o indicado é usar a ferramenta de Restauração do Sistema.

Inspiração: Baixaki

Isso ajuda? Ou apenas é mais um item que ocupa espaço no PC? Compartilhe o que você acha pelos comentários.